O gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamental

Autores

  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Leliane Regina Ortega Esteves Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104

Palavras-chave:

gênero discursivo, regras de jogo, livro didático.

Resumo

A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.

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Biografia do Autor

  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
    Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Nível de Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – campus de Cascavel, Paraná, Brasil
  • Leliane Regina Ortega Esteves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Nível de Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE - campus de Cascavel, Paraná, Brasil;

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição; ORTEGA ESTEVES, Leliane Regina. O gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamental. Linha D’Água, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 85–104, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/104164.. Acesso em: 28 mar. 2024.