Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa

Autores

  • Álvaro Antônio Caretta Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua portuguesa, Dialogismo, Interacionismo sociodiscursivo, Gêneros discursivos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a contribuição dos projetos temáticos para o ensino dialógico-discursivo de língua portuguesa. Tendo em vista a teoria dialógica do discurso e o interacionismo sociodiscursivo, enfatizamos a importância do trabalho com os gêneros discursivos em diferentes eixos didáticos no ensino de língua portuguesa no ensino básico. Para isso, em consonância com as propostas apresentadas nos PCNs, observamos que a elaboração de projetos temáticos é uma estratégia eficiente e produtiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Álvaro Antônio Caretta, Universidade Federal de São Paulo
    Professor Adjunto de Língua Portuguesa, Faculdade de Letras - UNIFESP

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

CARETTA, Álvaro Antônio. Projetos temáticos no ensino dialógico-discursivo da língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 103–118, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p103-118. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/111303.. Acesso em: 23 abr. 2024.