Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito

Autores

  • Mary Neiva Surdi da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v29i1p225-242

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa em graduação de Direito, imaginário de língua, língua imaginária, memória, Análise de discurso.

Resumo

Este artigo investiga as (des) construções do imaginário de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em gradua- ção de Direito, olhando para as vertentes de ensino e os saberes linguísticos mobilizados, à luz da Análise de Discurso (AD) da escola francesa, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). A partir de arquivo documental-institucional do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, abarcando as alterações do Projeto Pedagógico deste curso, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos. A materialidade linguística que emergiu do corpus trouxe indícios de que há ecos e ressonâncias do imaginário de língua da historicidade do ensino de língua e da constituição do Ensino Superior no Brasil, de mais de dois séculos. Consideramos relevante que professores de Língua Portuguesa conheçam as práticas pedagógicas norteadas pela legislação, em distintos momentos históricos, bem como a ideologia que as sustentam, de forma a contribuir acerca das reflexões em torno do discurso sobre (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mary Neiva Surdi da Luz, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó, Santa Catarina, Brasil. Coordenadora do Mestrado em Estudos Linguísticos.
  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Professora de Língua Portuguesa, Unoesc Xanxerê, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

LUZ, Mary Neiva Surdi da; LORENSET, Rossaly Beatriz Chioquetta. Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito. Linha D’Água, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 225–242, 2016. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p225-242. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213.. Acesso em: 19 abr. 2024.