O conceito de plano de texto: contribuições para o processo de planejamento da produção escrita

Autores

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p241-259

Palavras-chave:

leitura, escrita, plano de texto, planejamento textual, texto argumentativo / Reading Skill, Writing Skill, Text Plan, Text Planning, Argumentative Text

Resumo

Estudantes, em todos os níveis de ensino, desde as séries iniciais até os níveis de pós-graduação, apresentam dificuldades tanto para a compreensão quanto para a produção de textos. O artigo focaliza o conceito de plano de texto, tal como o aborda a ATD , ou seja, um princípio de organização que permite concretizar as intenções de produção e distribuição da informação no desenvolvimento da textualidade, responsável pela estrutura composicional do texto (Adam, 2008). O trabalho analisa a relação entre o plano de texto e o planejamento da escrita, na qual o primeiro fornece o suporte teórico para o segundo. Para tanto, o trabalho aborda questões relativas à leitura, analisa um texto argumentativo do ponto de vista do plano textual e apresenta reflexões sobre o processo de escrita, focalizando a relação o plano de texto e o planejamento da escrita.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul

    Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1980), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2000) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2005). Realizou pesquisa de Pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora e professora da pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura e Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem argumentativa, interação na linguagem e pragmática; educação a distância e uso da linguagem em ambientes virtuais de aprendizagem.

     

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Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. O conceito de plano de texto: contribuições para o processo de planejamento da produção escrita. Linha D’Água, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 241–259, 2013. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p241-259. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64266.. Acesso em: 28 mar. 2024.