Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental

Autores

  • João Bosco Figueiredo-Gomes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN http://orcid.org/0000-0003-2864-1232
  • Arisberto Gomes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66

Palavras-chave:

interacionismo sociodiscursivo, ensino, gêneros textuais, livro didático, língua portuguesa.

Resumo

Considerando o interesse pelo estudo e pelo ensino de gêneros textuais nas últimas três décadas, o presente artigo apresenta a análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, que objetivou verificar se o livro didático oportuniza uma compreensão acerca dos diferentes gêneros textuais tanto pelo aluno, em relação ao contexto de uso social, quanto pelo professor, em relação a parâmetros para a análise e escolha de coleções didáticas. O arcabouço teórico-metodológico baseou-se principalmente nas contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo: Bronckart (1999, 2003) e Schneuwly e Dolz (2004); nos estudos de Marcuschi (2002, 2008) e nas orientações sobre o ensino de língua materna contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados fornecem parâmetros para a análise, escolha e organização de coleções didáticas, bem como sugestões de implementações pedagógicas com vistas ao ensino de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

  • Arisberto Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN
    Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

FIGUEIREDO-GOMES, João Bosco; SOUZA, Arisberto Gomes de. Uma reflexão didática acerca da distribuição de gêneros textuais para o ensino fundamental. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 44–66, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p44-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/99757.. Acesso em: 24 abr. 2024.