O papel do leitor em Felpo Filva, de Eva Furnari

Autores

  • Ana Elvira L. Gebara Universidade Cruzeiro do Sul e Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP
  • Magalí Elisabete Sparano Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p17-34

Palavras-chave:

hipergênero carta, papel do leitor, literatura infantil, Felpo Filva, FTA e FFA.

Resumo

Para se analisar a relação entre escritor-leitor além da mediação do texto, é preciso identificar as posições que ocupam. Antes da internet, não era comum o leitor se aproximar diretamente do escritor, salvo por cartas. Esse contato virtual (mas não digital) é modelar para compreendermos a relação do leitor com o autor pois, nas linhas escritas, aquele acaba por indicar como compreende a si e ao outro – em um jogo das faces, entendida nesse trabalho como Kerbrat-Orecchioni (2006) a caracteriza na conversação. Nesse hipergênero, sem restrições sócio-históricas e de categorização (MAINGUENEAU, 2010), há uma disposição obrigatória que constrange o remetente a identificar sua posição a partir do momento em que escolhe como se dirigir ao destinatário. Nessas formas de tratamento, começam a ser delineadas as relações de preservação ou de ameaça à face que se estendem ou se explicitam no tratamento dado ao tema da carta. Nesse artigo, tem-se como objetivo identificar, nas cartas trocadas pelos personagens centrais para o desenvolvimento da narrativa do livro Felpo Filva (FURNARI, 2006), Charlô e Felpo, respectivamente leitora e escritor, as concepções desses papeis nos nossos dias na perspectiva discursivo-dialógica em que os limites do texto para o leitor são ultrapassados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Elvira L. Gebara, Universidade Cruzeiro do Sul e Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP
    Professora doutora da Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
  • Magalí Elisabete Sparano, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP
    Professora doutora da Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

GEBARA, Ana Elvira L.; SPARANO, Magalí Elisabete. O papel do leitor em Felpo Filva, de Eva Furnari. Linha D’Água, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 17–34, 2017. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p17-34. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/139649.. Acesso em: 29 mar. 2024.