Exploração de redes associativas no ensino do léxico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p45-61

Palavras-chave:

Lexico, Pluridimensionalidade, Redes Associativas, Polissemia, Parassinonímia

Resumo

Tendo como base pressupostos de Richards (1976) sobre o que é conhecer uma palavra, constata-se que o estudo do léxico no ensino de línguas envolve um saber pluridimensional do qual fazem parte aspectos gramaticais, semânticos e discursivos da unidade lexical. Diferentemente de uma tradição de ensino do léxico em que se chamava atenção exclusivamente para a equivalência lexical, considerando a unidade lexical portadora de um significado único e absoluto, defende-se, neste trabalho, a exploração de aspectos semânticos do léxico que contribuam para saber empregá-lo, principalmente por meio da exploração de redes associativas, da polissemia e da parassinonímia. Para isso analisa-se um conjunto de atividades sobre léxico proposto por professores da educação básica, participantes de curso de extensão na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

GIL, Beatriz Daruj. Exploração de redes associativas no ensino do léxico. Linha D’Água, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 45–61, 2019. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v32i3p45-61. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/159138.. Acesso em: 28 mar. 2024.