Foco e Escopo

LITERARTES, revista científica do grupo de pesquisa homologado pelo CNPQ – A Produção literária e cultural para crianças e jovens da USP, é uma publicação eletrônica dedicada aos estudos sobre os diálogos contemporâneos da literatura infantil e juvenil com outras linguagens. De periodicidade semestral, busca difundir os trabalhos que se apresentam mais relevantes para o grupo de pesquisa, bem como, ensaios, artigos de outros grupos e pesquisadores que estejam dentro da linha temática proposta pela pauta de cada número, e que estará visando aos aspectos relacionados à pesquisa da Literatura Infantil e Juvenil.

A revista tem como escopo estudos da produção literária e cultural para crianças e jovens, compreendida como fenômeno de arte, inalienável da cultura, da história e da evolução social. Portanto, visa ao estabelecimento de uma discussão interdisciplinar, que compreenda a formação desse gênero específico e os vínculos que estabelece com a concepção de infância e com as instituições que o legitimam. Visa ainda ao estudo dos diálogos que, ao longo da História, essa literatura estabelece com a sociedade, com diferentes formas de cultura e com os processos de desenvolvimento de diferentes suportes e meios de produção de linguagem. Do ponto de vista literário e educacional, pressupõe reflexões acerca da formação do leitor literário; perspectiva que compreende a emergência de um novo perfil de leitor, face ao modo como crianças e jovens contemporâneos relacionam-se com o texto literário diante do hibridismo de códigos e linguagens provenientes de novas tecnologias informacionais. Literartes mantém vínculo e parceria com o Centro de Estudos Portugueses.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.