O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas.

  • O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Caso o texto possua imagens, as mesmas apresentam pelo menos 200 dpi, com resolução plausível para publicação. Os direitos autorais foram observados.
  • Os títulos foram inseridos em português, inglês e espanhol, seguidos dos respectivos resumos e palavras-chaves nos três idiomas.

Diretrizes para Autores

Configurações:
- Os artigos devem ser inéditos e podem ser digitados em qualquer editor de texto e enviados nos formatos doc, docx, odt, ou rtf.
- Todos os textos (independentmente de gênero) deverão seguir as mesmas configurações de: margem, lauda, citações e fonte.
- Todas as margens em 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita)
- O nome do arquivo deve ser idêntico ao do artigo (em caixa baixa), acrescido do sobrenome do autor.

Fonte:
Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas: 1,5, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm. Texto das notas: corpo 10, espaço simples, sem adentramento de parágrafo.

Citações:

a) Citações com menos de 3 linhas devem aparecer dentro do texto corrido, entre aspas. Todas as referências das citações ou menções a outros textos, tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que aparecerão em destaque, deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta.  

Exemplo:

São “afirmações inexatas, detalhes exóticos e incompreensíveis, projeções de valores estranhos”, todos eles apresentando o índio “como ser inferior”. (SILVA, 1987, p. 40 ).

Caso se repita a citação do mesmo autor e obra em sequência imediata a uma citação anterior, manter a referência a exemplo da anterior (SILVA, 1987, p. 45).


b) Citações com mais de 3 linhas deverão estar destacadas do texto, recolhidas à direita, com entrada duas vezes maior que a do parágrafo (portanto 4 cm). A citação deverá ser alinhada na margem direita do texto principal, na mesma fonte, com tamanho 11, espaço entrelinhas simples, sem aspas. Também deverão ser indicadas após a citação as informações entre parênteses, conforme exemplo:

Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente. Ela nos proporciona sensações insubstituíveis que fazem o mundo real se tornar mais pleno de sentido e mais belo. Longe de ser um simples entretenimento, uma distração reservada às pessoas educadas, ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano.  (TODOROV,  2009, p. 10).



c) Deve-se evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. As notas de rodapé explicativas devem ser utilizadas somente para o estritamente necessário. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada.

Exemplo: (TAVARES, 2008, p. 5-8 apud SILVA, 2000, p. 54)

Colocar apenas as obras usadas nas Referências Bibliográficas.

Normas para Artigos e Ensaios:
a) Tamanho: Entre 8 e 20 páginas.

b) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, somente primeira letra em maiúscula em ambos. Na linha subsequente, inserir o mesmo título em inglês. Na linha a seguir, colocar o título em espanhol.



c) Nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, corpo 12, somente as iniciais dos nomes em maiúscula, seguido de nota de rodapé, indicando a maior títulação, vinculação institucional e e-mail. São aceitos artigos de mestres, doutores e doutorandos. Mestrandos poderão submeter artigos co-assinados por um doutor.



d) Resumo / Abstract / Resumen (português, inglês e espanhol):  Dar espaço de três linhas abaixo do nome do autor.  Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto (em português) em parágrafo único, entrelinha simples, justificado, de no máximo 5 linhas ou até 200 palavras. Expressar na primeira frase o assunto tratado e utilizar uma linguagem imparcial e objetiva.  Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo. Inserir uma linha inserir as PALAVRAS-CHAVES. Após as PALAVRAS-CHAVES, inserir o ABSTRACT e as KEYWORDS e na sequência o RESUMEN e as PALABRAS CLAVES.

e) PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS / PALABRAS CLAVES (português, inglês e espanhol): Dar espaço de duas linhas abaixo do RESUMO, colocar o título "PALAVRAS-CHAVE" em caixa alta, seguido de dois pontos. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto-e-vírgula. As palavras em inglês e em espanhol devem ser dispostas abaixo dos respectivos KEYWORDS e PALABRAS CLAVES, seguindo mesmo esquema das PALAVRAS-CHAVES.


f) As Referências bibliográficas deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome ao autor, seguindo os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas/NRB-6023/02), cujos elementos principais estão abaixo especificados:

1) Livros: autor(es), sobrenome em caixa alta (maiúscula); título (em Itálico); número da edição (a partir da segunda); local de publicação; editora; data.

Exemplo:

ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1943.

2) Artigos citados de livros: Autor do artigo; título do artigo (sem grifo); autor da Publicação, quando diferente do nome do autor do artigo, antecedido pela palavra “In”. Na falta do autor deve constar o organizador ou coordenador da publicação seguido da abreviatura entre parênteses (org. ou orgs.; coord. ou coords.). Na falta de qualquer dos créditos anteriores, deve constar o nome do editor da publicação seguido da abreviatura ed. (ou eds.); número da edição (a partir da  segunda); local da publicação; editora; ano da publicação; página(s) com a abreviatura p., (nunca pp.)

Exemplo: (atentar para pontuação)

CANDIDO, Antonio. O escritor e o público. In: Literatura e sociedade. 8.ed. São Paulo: Publifolha, 2000, p. 67-68.

3) Artigos de periódicos: Autor(es) do artigo; título do artigo; título do periódico, antecedido pela palavra "In"; local da publicação; editora; número do volume; número do fascículo entre parênteses; página(s); mês e ano da publicação — para o mês, quando houver indicação na referência, sempre abreviado (jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov. ou dez.).

Exemplo:

LIMA, Herman. Origens da sátira política no Brasil. In.: Revista do livro, Rio de Janeiro: 4 (2-3): 45-9, dez. 1958.

3) Citação de documentos eletrônicos: favor consultar as formas de citação no site do Scielo: WWW.scielo.br, basta abrir um artigo e acessar o ícone “Como citar este artigo”. Ou observe a seguir:

DANSA, Salmo . Semântica dos desenhos infantis. Portal da Educação Pública, 2008.  Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/sv14/sv14a.htm. Acesso em  20 dez. 2010.

4) Citação para artigo de revista divulgado em meio eletrônico:

ANTELO, Raúl. O artista fantasma e a máquina mitológica.  Revista Abralic, São Paulo, 2009. Seção Artigos. Disponível em: http://www.abralic.org.br/revista . Acesso em: 21 dez. 2010.

Ilustrações e fotografias
Devem ser originais ou cópias nítidas passíveis de reprodução, isto é no mínimo 200 dpi.
- No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos(as) autores(as) dos artigos e dos ensaios.

A aprovação final do texto dependerá da resolução desses trâmites.

Resenhas
- As resenhas, que podem ser sobre obras de ficção, crítica literária ou textos teóricos, seguem as mesmas orientações de submissão e de formatação acima estabelecidas para os artigos e ensaios, e não devem exceder 5 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.