Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Chamada para publicação Literartes n. 9

A Revista Literartes, em seu nono número, pretende abordar os contos e as narrativas breves dos países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde) Nas últimas décadas, tem surgido nesses países toda uma geração de novos autores, que têm sabido dialogar com tradição literária representada pelos autores já consagrados, sem descurarem novos horizontes estético-literários. Assim, este número da Literartes pretende debruçar-se sobre uns e outros, prestando especial atenção ao modo como se desenrola a cartografia literária do conto e das narrativas breves no espaço lusófono de matriz africana. Entre outras possibilidades de análise, propõe-se uma releitura/revisão da contística africana dos países de expressão portuguesa que seja capaz de questionar e pensar os contos, bem como outro tipo de narrativas breves (a microficção, por exemplo), em termos de tópicos tais como: o cânone, a intertextualidade, a genologia, a oratura, os símbolos e os mitos, a pós-colonialidade, identidades e hibridismos, etc. Sem esquecer, evidentemente, o estudo da diversidade temática adstrita à irredutível singularidade de cada texto particular. O resultado de todos estes estudos reunidos contribuirá, estamos certos, para um mapeamento e uma redefinição da força expressiva da contística africana lusófona, nas suas diversas latitudes e coordenadas, tanto ao nível da sua dimensão técnico-compositiva como temático-cultural. E, sobretudo, permitirá enfatizar a relevância ímpar e decisiva de toda essa literatura contística e breve no contexto geral da criação literária em português. E isso tanto em existentes textuais destinadas a leitores adultos como em textos privilegiadamente vocacionados para um público-leitor do infantojuvenil.

 

 

Organização: Prof. Dr. Sérgio Paulo Guimarães de Souza e Profa. Dra. Avani Souza Silva

 

 

Prazo final para submissão de artigos: 03 de Agosto de 2018



Condições para submissão:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas.
  4. O texto usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Caso o texto possua imagens, as mesmas apresentam pelo menos 200 dpi, com resolução plausível para publicação. Os direitos autorais foram observados.
  8. Os títulos foram inseridos em português, inglês e espanhol, seguidos dos respectivos resumos e palavras-chaves nos três idiomas.

Para mais informações entre em contato: redacaoliterartes@gmail.com