A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural

Autores

Palavras-chave:

literatura indígena, literatura infanto-juvenil, pluralidade, letramento multicultural

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a literatura indígena e sua contribuição para a formação de crianças e jovens leitores. Para tanto, discutimos como a literatura indígena pode promover a percepção da pluralidade cultural brasileira, proporcionar o desenvolvimento de competências leitoras de textos multimodais, suscitar a valorização de produções literárias de diferentes tradições e visões de mundo e nutrir o diálogo intercultural.

Biografia do Autor

  • Janice Cristine Thiél, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Doutora em Estudos Literários pela UFPR (2006); Professora Titular da PUCPR, atua na área de Letras desde 1992; Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa: Metodologia do Ensino e Tradução da PUCPR; atua também nas áreas de Literatura Indígena Brasileira e Norte-Americana, Literaturas de Língua Inglesa, Leitura e Multiletramentos, Estudos Culturais e Tradução.

Referências

ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia. Na captura da voz: as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BORGES, Luiz Carlos. Os Guarani Mbyá e a Oralidade Discursiva do Mito. In: FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (Org.). Oralidade e Literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina: Eduel, 2003. p. 1-19.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARELLI, Rita (Adaptação e Ilustrações). Das crianças Ikpeng para o mundo. Marangmotxíngmo Mïrang. São Paulo: Cosac Naify, 2014. (Coleção Um Dia na Aldeia).

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2013.

JEKUPÉ, Olívio. Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena. São Paulo: Global, 2011. (Coleção muiraquitãs).

KITHÃULU, Renê Irakisu: o menino criador. São Paulo: Peirópolis, 2002. (Coleção memórias ancestrais: povo Nambikwara).

KRESS, Gunther. 2010 Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York, NY: Routledge, 2010.

MUNDURUKU, 2010 Coisas de índio: um guia de pesquisa. 2 ed. São Paulo: Callis, 2010.

RICARDO, Fany Pantaleoni (coord. geral). Povos indígenas no Brasil. Programa Povos Indígenas do Brasil. Instituto Socioambiental (ISA). Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/povos-indigenas. Acesso em 15 de novembro de 2015.

RISÉRIO, Antonio. Textos e tribos: poéticas extraocidentais nos trópicos brasileiros. Rio de Janeiro: Imago, 1993 (Série Diversos).

Downloads

Publicado

2016-10-16

Como Citar

A literatura infanto-juvenil indígena brasileira e a promoção do letramento multicultural. Literartes, [S. l.], n. 5, p. 88–99, 2016. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/107454.. Acesso em: 19 mar. 2024.