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Estratégias narrativas dos novos discursos fantásticos na contística de Murilo Rubião, como via de escape aos interditos dos duros anos da ditadura militar brasileira, em “Botão de Rosa”, de O convidado (1974)

Flavio García

Resumo


O discurso fantástico, conforme Todorov e demais estudiosos dessa vertente ficcional, é considerado uma via de escape aos interditos de diferentes entraves da censura. A crítica brasileira é unânime em inscrever a obra de Murilo Rubião (1916 – 1991) nessa vertente literária. “Botão de Rosa”, conto de seu livro O convidado (1974), ilustraria o primeiro decênio da ditadura militar, instaurada em 1964, expondo mazelas dos duros anos da ditadura militar brasileira, que durou vinte e um anos, somente sendo suplantada em 1985. Nesse, o autor exporia sua visão crítica ao regime. Os mecanismos de construção narrativa empregados por Rubião,nesse seu conto, desnudam situações insólitas do regime ditatorial.

Palavras-chave


Discurso fantástico; mecanismos de construção narrativa; ditadura militar brasileira; Murilo Rubião.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2016.115129

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