Freud e a estética da estranheza

  • Fernanda Pereira Medina Universidade de Rennes 2.
Palavras-chave: Fantástico, arte contemprânea, estética, psicanalise, Joseph Kosuth, Sigmund Freud

Resumo

A autora examina neste artigo a contribuição de Freud no campo particular da estética e o diálogo entre a obra freudiana e a arte contemporânea. O Estranho (Das Unheimliche), texto de 1919 em que o psicanalista analisa o conto O Homem de Areia e a novela O Elixir do Diabo do escritor E.T.A Hoffmann, serve de fio condutor para a análise que se segue, assim como para toda a estética de inspiração psicanalítica

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Medina, Universidade de Rennes 2.

Psiquiatra e historiadora da arte, mestre em artes visuais e doutoranda em historia da arte. Este artigo é parte de minha pesquisa de doutorado, intitulada L'art conceptuel, la psychanalyse et les paradoxes du sens, onde examino as relações entre a obra do artista conceitual Joseph Kosuth e o texto freudiano. 

Referências

FREUD, Sigmund. O Estranho. (1919) Edição Standard Brasileiras das Obras Completas de Sigmund Freud, v. 17. Rio de Janeiro: Imago, 1974. FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. (1920) Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. KOFMAN, Sarah. L’Enfance de l’art. Une interprétation de l’esthétique freudienne. Paris: Payot, 1970. LYOTARD, Jean-François. Par-delà la représentation. In: EHRENZWEIG, Anton. L’ordre caché de l’art. Essai sur la psychologie de l’imagination artistique. Paris: Gallimard, 1974, p. 9-24. LYOTARD, Jean-François. Le fait pictural aujourd’hui. (1993). In: LYOTARD, Jean-François. Textes dispersés I: esthétique et théorie de l’art. Bruxelles: Leuven University Press, 2012.

Publicado
2017-12-23