A construção da lógica narrativa no “semimangá” de Maurício de Sousa

Autores

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.139921

Palavras-chave:

Semiolinguística, modo narrativo, lógica narrativa, Turma da Mônica Jovem.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar como se constrói a lógica narrativa no “semimangá” Turma da Mônica Jovem, obra de Maurício de Sousa, respeitado quadrinista brasileiro, utilizando como corpus de análise uma edição específica da revista, que traz uma história composta por micronarrativas que se entrelaçam. Como fundamentação teórica, tomou-se por base principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau (1992; 2009), com relação ao modo de organização narrativo e à organização da lógica narrativa. 

Biografia do Autor

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Colégio Pedro II

    Glayci é doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio Pedro II (40h DE), ministrando aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Além disso, é Professora Supervisora (Orientadora) do Programa de Residência Docente (Especialização Lato Sensu) do CPII. É vice-líder do Grupo de Pesquisa LEPELL/CPII (Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatura)

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva. A construção da lógica narrativa no “semimangá” de Maurício de Sousa. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 8, 2018. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.139921. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/139921.. Acesso em: 25 abr. 2024.