Cantam pretos, dançam brancos: Coreografia da colonização em Nha Fala, de Flora Gomes

  • Fabiana Carelli Universidade de São Paulo;Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: Nha Fala, Flora Gomes, Guiné-Bissau, Cinema, Musical

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o filme Nha Fala, título que, em crioulo da Guiné-Bissau, país africano de língua oficial portuguesa, quer dizer, simultaneamente, “minha voz”, “meu destino”, “minha vida” e “meu caminho”. Essa produção será analisada segundo aspectos narrativos (enredo e função) e de gênero (comédia musical), buscando interpretar a questão da tradição tanto no filme quanto na cultura guineense contemporânea.

Biografia do Autor

Fabiana Carelli, Universidade de São Paulo;Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Professora Doutora da FFLCH-USP e pesquisadora da FAPESP. Projeto de pesquisa associado a esta publicação: A flor, a câmera, o tiro: cinema africano de língua portuguesa em perspectiva.
Publicado
2012-09-21
Edição
Seção
Artigos