Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens

  • Priscilla Barranqueiros Ramos Nannini IA-UNESP
  • Juliana Pádua Silva Medeiros FFLCH-USP
  • Joana Marques Ribeiro FFLCH-USP
Palavras-chave: Experiência, Imagem, Leitor, Leitura, Mediação

Resumo

Este relato tem como objetivo expor, por meio de um texto reflexivo, vivências de leitura em sala de aula com o livro Cena de Rua, de Angela Lago. Inicialmente, será apresentada a obra literária em questão. Em seguida, serão destacadas as novas configurações da literatura contemporânea destinada a crianças e jovens e os desafios impostos aos leitores e, em especial, ao professor mediador da leitura em sala de aula. Por fim, serão exibidas as observações dos alunos durante as quatro mediações realizadas.

Biografia do Autor

Priscilla Barranqueiros Ramos Nannini, IA-UNESP
Doutoranda em Artes (IA-UNESP): “Palavra e imagem: Possíveis diálogos”.
Juliana Pádua Silva Medeiros, FFLCH-USP
Mestre em Letras (FFLCH-USP): “Navegar é preciso: O leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual em Abrindo caminho e A maior flor do mundo”
Joana Marques Ribeiro, FFLCH-USP
Mestre em Letras (FFLCH-USP): “O percurso do olhar pelo labirinto: Os desafios do leitor contemporâneo”

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004.

CECCANTINI, João Luís Cardoso Tápias (Org). Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil. In: Leitura e literatura infanto-juvenil: memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: Anep, 2004.

CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA, Maria Zilda. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas, 2009.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes,2003.

GÓES. Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. São Paulo: Pioneira,1984.

______. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. São Paulo: Paulinas, 2003.

LAGO, Ângela. Cena de rua. Belo Horizonte: RHJ, 1994.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In.: Revista Educação e Realidade. Porto Alegre: UFRGS, v.29, p. 27 -43, jan./jun., 2004.

MEDEIROS, Juliana Pádua Silva. Navegar é preciso: o leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual em “Abrindo caminho” e “A maior flor do mundo” [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 192 p.

MELLO, Roger. A arte olhando o mundo: o olhar do artista. In: Leitura e imagem. 2002. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/lii/liitxt2.htm>.Acesso em: 02 fev. 2009.

NANNINI, Priscilla Barranqueiros Ramos. Ilustração: um passeio pela literatura visual [dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2007, 162p.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa de. Literatura infantil: Voz de criança. São Paulo: Ática, 2006.

PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001, 156p.

______. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação [tese]. Porto Alegre: Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, 211p;

RIBEIRO, Joana Marques. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011, 124 p.

SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. Lendo Imagens: um passeio de “Ida e Volta” pelo livro de Juarez Machado [dissertação]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2010, 141p.

Publicado
2014-12-30
Como Citar
NANNINI, P.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, J. Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens. Literartes, n. 3, p. 82-101, 30 dez. 2014.
Edição
Seção
Artigos