Branca de Neve e o Príncipe Encantado: personagens de Once Upon a Time

  • Sandra Trabucco Valenzuela
Palavras-chave: Contos de fada, série de TV, Branca de Neve, Príncipe Encantado

Resumo

O ensaio analisa a construção dos personagens Branca de Neve/ Mary Margareth Blanchard e Príncipe Encantado/David Nolan na série de TV Once Upon a Time (2011), cuja proposta é a releitura dos contos tradicionais, como mostra o episódio da primeira temporada, intitulado “Snow Falls” (“Neve e Paixão”), roteiro de Liz Tigeelar. A série cria um aspecto inexplorado do “mundo do faz-de-conta”, a partir de fatos que teriam ocorrido para além da diegese conhecida dessas histórias, numa abordagem dramática, não destinada ao público infantil.

Biografia do Autor

Sandra Trabucco Valenzuela
Professora Doutora em Letras e Pós-doutoranda da área de Literatura Infantil de Juvenil da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com a pesquisa Era uma vez Once Upon a Time: uma releitura contemporânea dos contes de fadas.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. 16ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

BORELLI, Silvia Helena Simões. Gêneros ficcionais: materialidade, cotidiano, imaginário. In: SOUSA, Mauro Wilton de. (org.) Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta. São Paulo: Alegro, 2004.

CAPELÃO, André. Tratado do Amor Cortês. (Tradução: Ivone Castilho Benedetti). São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. 3ed. São Paulo: Quíron, 1984.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COMMON Sense Media. Common Sense Media says: Fresh take on fairy tales is moody fun for teens & adults. Disponível em: <http://www.commonsensemedia.org/tv-reviews/once-upon-a-time> Acesso em 22/04/2014.

GRIMM, Jacob; GRIMM, Wilhelm. Contos dos irmãos Grimm. Tradução Lia Wyler. Apresentação Clarissa Pinkola Estés. São Paulo: Rocco, 2005.

KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 3ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

LEITE, Dante Moreira. O amor romântico e outros temas. São Paulo: Nacional/Edusp, 1979.

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX. O espírito do tempo. 1. Neurose. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984.

ZUMTHOR, Paul. Falando de Idade Média. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Publicado
2014-12-30
Como Citar
VALENZUELA, S. Branca de Neve e o Príncipe Encantado: personagens de Once Upon a Time. Literartes, n. 3, p. 155-169, 30 dez. 2014.
Edição
Seção
Artigos