Olha a Cocada!, de Eloí Bocheco: enlaces sobre jovens leitores e leitura literária a partir de estudos de Michèle Petit

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rosemar Eurico Coenga Centro Universitário Cândido Rondon/Centro Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.96814

Palavras-chave:

Eloí Bocheco, Michèle Petit, adversidade, leitura

Resumo

No desenrolar dos capítulos da obra infantojuvenil Olha a cocada!, de Eloí Bocheco, encontramos espaços para pensar a leitura a partir dos estudos da antropóloga francesa Michèle Petit, feito que realizamos neste trabalho e que nos leva a concluir que a autora catarinense constrói uma obra que se destaca pelo modo diferenciado com que lida com os temas relacionados à leitura e à formação de jovens leitores. Tal modo revela aspectos importantes evidenciados nos estudos de Michèle Petit, principalmente no modo como os personagens, jovens leitores, se reconstroem a si mesmos através do encontro com a leitura, como ampliam seus círculos de pertencimento e, principalmente, na concepção de personagens capazes de resistir à miséria e às adversidades sociais, tendo como ferramenta a leitura literária.

Biografia do Autor

  • Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
    Mestre em Estudos Literários pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim.
  • Rosemar Eurico Coenga, Centro Universitário Cândido Rondon/Centro Universitário de Várzea Grande
    Doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON) e do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Referências

BOCHECO, E. Olha a cocada! Porto Alegre: Movimento, 2011.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: novas perspectivas. São Paulo: Editora 34, 2008.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GRAZIOLI, Fabiano Tadeu; COENGA, Rosemar Eurico. Olha a Cocada!, de Eloí Bocheco: enlaces sobre jovens leitores e leitura literária a partir de estudos de Michèle Petit. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 60–88, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.96814. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/96814.. Acesso em: 19 abr. 2024.