Burlesco, satírico e duplo: as faces de “O Duque de L’Omelette”

Autores

  • Maria Alice Ribeiro Gabriel Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Alves Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2017.127520

Palavras-chave:

Edgar Allan Poe, Fantástico, duplo.

Resumo

“O Duque de L’Omelette” é um conto do escritor Edgar Allan Poe publicado em 1832 pelo periódico Philadelphia Saturday Courier.  Nesta obra satírica, Poe elege o motivo gótico do pacto com o diabo, mas seu sarcasmo tem alusões contextuais específicas e, portanto, a crítica considerou o relato menos importante em si mesmo. O objetivo deste estudo é definir o duplo como um tema do gênero Fantástico que possivelmente segue presente nesta narrativa burlesca de Poe.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisas Variações do Insólito: do mito clássico à modernidade.

  • Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba
    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora vinculada ao grupo de estudos Variações do insólito: do mito clássico à modernidade (UFPB).

Referências

BARONIAN, Jean B. Panorama de la littérature fantastique de langue française. Paris: Stock, 1978.

BLOOM, Harold. Introduction. In: BLOOM, Harold. (Ed.). Edgar Allan Poe's the Tell-tale Heart and Other Stories. New York: Infobase, 2009, p. 1-9.

BRAVO, Nicole Fernandez. Duplo. In: BRUNEL, Pierre (Org). Dicionário de mitos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

BROMBERT, Victor. Em Louvor de Anti-Heróis: Figuras e Temas da

Moderna Literatura Européia 1830-1980. Tradução de José Laurenio de Melo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

CESERANI, Remo. O Fantástico. Tradução: Nilton Cezar Tridapalli.

Londrina: Eduel, 2006.

DINIEJKO, Andrzej. Benjamin Disraeli’s Silver Fork Novels. In: Victorian Web. 2010. Disponível em: http://www.victorianweb.org/authors/disraeli/silverfork.html. Acesso em: 18/04/2016.

FREUD, Sigmund. O estranho (1919). In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976, p. 273-314.

GARRAIT-BOURRIER, Anne. Décors et doubles dans La chute de la

Maison Uscher et autres contes de Poe: le fantastique, genre de

l´inhospitalité. In: Le don de l´hospitalité – De l´échange à

l´oblation.Paris: Presses universitaires Blaise Pascal, 2001, p. 47-55.

HIRSCH, David H. “The Duc De L’Omelette” as Anti-Visionary Tale. Poe Studies, v. X, n. 2, p. 36-9, December, 1977. Disponível em: www.eapoe.org/pstudies/ps1970/p1977202.htm. Acesso em: 18/04/2016.

LAMAS, Berenice Sica. O duplo em Lygia Fagundes Telles: um estudo em Literatura e Psicologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

LEVERENZ, David. Spanking the Master: Mind-Body Crossings in Poe Sensationalism. In: KENNEDY, J. Gerald (Ed.). A Historical Guide to Edgar Allan Poe. New York: Oxford University Press, 2001, p. 95-128.

MOLDENHAUER, Joseph J. Reviews. Nineteenth-Century Fiction, v. 29, n. 2, p. 215-224, Sep. 1974. Disponível em: www.jstor.org/stable/2933294. Acesso em: 11/04/2016.

NEIMEYER, Mark. Poe and popular culture. In: HAYES, Kevin J. (Ed.). The Cambridge Companion to Edgar Allan Poe. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 204-224.

POE, Edgar Allan. Edgar Allan Poe: Thirty-two Stories. Edited, with

introductions and notes by Stuart Levine and Susan F. Levine.

Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company, 2000a.

POE, Edgar Allan. Ligéia. In: Edgar Allan Poe: contos de terror, de mistério e de morte. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981, p. 64-79.

POE, Edgar Allan. O Duque de L’Omelette. In: Edgar Allan Poe: Poesia e Prosa. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo: Ediouro, 2000b, p. 291-296.

POE, Edgar Allan. The Duc de L’Omelette. In: MABBOTT, Thomas Ollive (Ed.). The Collected Works of Edgar Allan Poe – Vol. II: Tales and Sketches, 1831-1842. Cambridge/Massachusetts: Harvard University Press, 1978, p. 31-41. Disponível em:

http://www.eapoe.org/works/mabbott/tom2t011.htm. Acesso em:

/04/2016.

POE, Edgar Allan. William Wilson. In: Edgar Allan Poe: Poesia e Prosa. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo: Ediouro, 2000c, p. 223-234.

RANK, Otto. Don Juan et le double. Essais psychanalytiques. Traduit par le Dr S. Lautman em: Disponible: http://classiques.uqac.ca/classiques/rank_otto/don_juan/rank_donjuan_double.pdf. Acesso em: 15/04/2016.

THOMPSON, Gary Richard. Introduction. In: THOMPSON, Gary Richard. (Ed.). Great Short Works of Edgar Allan Poe. Poems, tales, Criticism. New York: Perennial Classics, 2004, p. 1-48.

THOMPSON, Gary Richard. Poe’s fiction, romantic irony in the Gothic tales. Madison: University of Wisconsin Press, 1973.

VINES, Lois David. Poe Translations in France. In: ESPLIN, Enron; GATO, Margarida Vale de (Eds.). Translated Poe. Maryland: Lehigh University Press, 2014, p. 47-54.

WALTERS, Charles T. Poe’s “Philosophy of Furniture” and Aesthetics of Ficcional Design. HUTCHISSON, James M. (Ed.). Edgar Allan Poe: Beyond Gothicism. Newark: University of Delaware Press, 2011, p. 1-16.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

GABRIEL, Maria Alice Ribeiro; SANTOS, Luciane Alves. Burlesco, satírico e duplo: as faces de “O Duque de L’Omelette”. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 7, p. 141–161, 2017. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2017.127520. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/127520.. Acesso em: 19 abr. 2024.