Música a partir do barulho; silêncio a partir da música.

Autores

  • Mariama Palhares Pucci Prefeitura de São Paulo
  • Danilo Ferreira de Camargo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022

Palavras-chave:

Educação infantil, arte e educação, música, protagonismo infantil

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de música para crianças de três e quatro anos de idade, realizado em um Centro de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. Em uma sala permeada por ruídos e dispersões surge um trabalho regado de protagonismo infantil, de escuta e de pesquisa sonora, feito de maneira “brincante”e divertida.

Biografia do Autor

  • Danilo Ferreira de Camargo, Universidade de São Paulo

    Danilo Ferreira de Camargo é bacharel em filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Mestre em educação pala Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

ANUNCIAÇÃO, Silvio. Ruídos em aula afetam e incomodam estudantes. Nº 593. Campinas:
Jornal da Unicamp, 2014. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/ju/593/ruidos-
-em-aula-afetam-e-incomodam-estudantes. Acesso em: 14 agosto. 2018.
AURÉRIO, Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FAVARETTO, Celso. Música na escolar: Por que estudar música? In: JORDÃO, Gisele, ALUCCI,
Renata R., MOLINA, Sergio, TERAHATA, Adriana Miritello (Coordenadores). A Música
na Escola. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações, 2012.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn, GANDINI,
Lella, FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na
educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 59-104.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo
da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Música a partir do barulho; silêncio a partir da música. Literartes, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 125–138, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158022. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/158022.. Acesso em: 28 mar. 2024.