O MUNDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS: RELEITURAS DA INTERPRETAÇÃO E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA

  • Ligia Gonçalves Diniz Universidade de Brasília
Palavras-chave: representação, experiência estética, interpretação, ensino de literatura, leitura

Resumo

O artigo traça uma ponte entre os pensamentos de três autores contemporâneos, Luiz Costa Lima, Hans Ulrich Gumbrecht e Paul Ricoeur, para repensar a imposição de interpretações – ou da necessidade de interpretação, no caso de Gumbrecht – na abordagem da leitura literária na escola, em especial no ensino médio, onde essas imposições se fazem mais presentes. Para tanto, parte-se de suas obras para estabelecer o caminho histórico da relação entre obra literária e atribuição de sentido, assim como do conceito da mimesis artistótelica e de sua leitura renascentista, sempre com foco nas novas possibilidades no que diz respeito à busca de uma experiência literária mais completa para a formação de novos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ligia Gonçalves Diniz, Universidade de Brasília
É doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), com período "sanduíche" na Universidade de Stanford (EUA), onde pesquisou modos de ler literatura que se concentram na possibilidade de mobilização dos afetos e na inserção somática do leitor no mundo das coisas, por meio da imaginação. É mestra em Literatura, também pela UnB, com trabalho sobre a abordagem da literatura e da leitura literária nos livros didáticos de Língua Portuguesa para Ensino Médio, defendida em maio de 2012. Tem interesse especialmente nas questões da leitura e dos limites e possibilidades da literatura como representação, com foco na experiência estética. Possui graduação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA (2004) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Está cursando também a licenciatura em Letras (Português) pela UnB. Além disso, atua como revisora e redatora para diversas editoras brasileiras.
Publicado
2017-07-18
Como Citar
Diniz, L. (2017). O MUNDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS: RELEITURAS DA INTERPRETAÇÃO E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA. Literatura E Sociedade, 21(23), 139-162. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p139-162
Seção
Ensaios