EDITORIAL

Autores

  • Eduardo Vieira Martins Universidade de São Paulo
  • Edu Teruki Otusuka Universidade de São Paulo
  • Anderson Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p6-7

Palavras-chave:

editorial, literatura e sociedade, teoria literária, revista acadêmica, trauma e memória

Resumo

Editorial apresentado para a edição de nº 23 da Revista Literatura e Sociedade, uma publicação do DTLLC/FFLCH/USP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Vieira Martins, Universidade de São Paulo
    Formou-se em Letras na Unicamp, onde também fez os estudos de pós-graduação, orientado pelo prof. Luiz Dantas. No mestrado, desenvolveu uma dissertação sobre O sertanejo, de José de Alencar. No doutorado, analisou os textos críticos do romancista cearense, relacionando-os com os manuais de retórica e poética em circulação no Brasil durante o século XIX, pesquisa que resultou na publicação do livro A fonte subterrânea. Iniciou sua carreira docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Em 2004, ingressou no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP, onde dá aulas de graduação e de pós-graduação e orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Foi professor convidado na Universidade Paris 8. É Pesquisador Associado junto à Biblioteca Brasiliana Mindlin (BBM-USP) e membro da Comissão Editorial de Literatura e Sociedade, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Em sintonia com o seu percurso acadêmico, procura orientar pesquisas relacionadas ao século XIX, envolvendo análises de obras literárias e trabalhos sobre a historiografia e a crítica oitocentistas. Suas principais áreas de interesse são o romantismo, a teoria, a história e a crítica literárias produzidas no século XIX ou a ele dedicadas.
  • Edu Teruki Otusuka, Universidade de São Paulo
    Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, com graduação em Letras (USP, 1994), mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP, 2000) e doutorado em Literatura Brasileira (USP, 2005). Interesses de pesquisa incluem Teoria Crítica, Literatura Brasileira, Formas culturais contemporâneas.
  • Anderson Gonçalves da Silva, Universidade de São Paulo
    É professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC), da Faculdade De Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

2017-07-18

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Martins, E. V., Otusuka, E. T., & Silva, A. G. da. (2017). EDITORIAL. Literatura E Sociedade, 21(23), 6-7. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p6-7