DULCE PATRIA, UN POEMARIO SOBRE LA DICTADURA CHILENA

  • Horacio Gutiérrez Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Chile, poesia, ditadura, trauma, golpe de estado, literatura latino-americana

Resumo

As ditaduras do Cone Sul originaram numerosos textos literários que narram a violência ocorrida, querendo servir também de testemunhos. No presente texto apresentamos o poemário Dulce patria, de nossa autoria, publicado em 2012, e que, recriando vozes de diversos grupos sociais, relata a história da ditadura chilena. A violência atravessou o mundo político, o econômico, as relações de trabalho e a cultura, mas manifestou-se também em outros campos, como nos vínculos familiares e o exílio. Interessa no presente texto comentar principalmente as estratégias narrativas utilizadas na confecção do poemário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Horacio Gutiérrez, Universidade de São Paulo
HORACIO GUTIÉRREZ é mestre (1989), doutor (1997) e livre-docente em História (2008) pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Economia (1979) pela Universidad de Chile. Foi professor da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de Goiás e, no exterior, visitante na Universidad de Santiago de Chile e na Universidad Nacional de Tucumán, Argentina. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro de Estudos de História da América Latina (CEDHAL). Leciona, pesquisa e orienta na área de História da América, em particular nos seguintes temas: identidades americanas, escravidão, história agrária e história demográfica.
Publicado
2017-07-18
Como Citar
Gutiérrez, H. (2017). DULCE PATRIA, UN POEMARIO SOBRE LA DICTADURA CHILENA. Literatura E Sociedade, 21(23), 184-201. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i23p184-201
Seção
Dossiê