Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo

  • Arlete Orlando Cavaliere Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Meyerhold, teatro russo, crítica teatral.

Resumo

O presente artigo focaliza a trojetória artística do diretor russo de vanguarda V. E. Meyerhold, em especial a importante fase em que cria sua técnica da biomecânica como base para o trabalho do ator, em consonância com os procedimentos artísticos do construtivismo russo no campo de artes plásticas e da arquitetura. Meyerhold nos propõe uma reflexão aguda sobre as relações   texto-espetáculo, assim como uma nova compreensão da utilização da palavra e do texto literário no fenômeno do teatro moderno e contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Orlando Cavaliere, Universidade de São Paulo (USP)
Professora da Universidade de São Paulo (USP)
Publicado
1997-12-04
Como Citar
Cavaliere, A. (1997). Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo. Literatura E Sociedade, 2(2), 119-125. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p119-125
Seção
Ensaios