De que trata o texto? Leitores e críticos na pesquisa sobre literatura

  • Anderson da Mata Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Leitor, Pesquisa, Crítica literária, Periódico, Letramento

Resumo

A indagação que se faz neste artigo é sobre como o trabalho de formação na pesquisa em literatura pode impactar o processo de letramento de um jovem estudante na linguagem específica do campo. Cinco pesquisadores que participaram de um projeto de pesquisa sobre a crítica literária brasileira contemporânea publicada em periódicos foram entrevistados sobre o impacto da pesquisa nas suas formações como leitores. Essas entrevistas são entrecruzadas com os resultados da própria pesquisa, que auxiliam na compreensão desse processo de formação de leitores, uma vez que trata da crítica literária, que pode ser, ela própria uma forma de mediação de leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Mata, Universidade de Brasília (UnB)

É doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (2010), possui mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (2006) e é graduado em Letras pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor de teoria da literatura e membro do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
Mata, A. (2018). De que trata o texto? Leitores e críticos na pesquisa sobre literatura. Literatura E Sociedade, 22(24), 136-146. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i24p136-146
Seção
Dossiê