O riso em a Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Autores

  • Edson Costa Duarte Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p38-52

Palavras-chave:

Paradoxos do ato de escrever, Silêncio, Vazio, Diluição do tempo, Trama narrativa, Bastidores da criação literária

Resumo

Em A hora da estrela, Clarice Lispector expõe os paradoxos do ato de escrever, como já havia exposto em alguns de seus livros. Este é um dos problemas centrais do livro, no qual a impossibilidade de resolução destes paradoxos é metaforizada pelo silêncio, pelo vazio, pela ruína do próprio texto. Neste livro nós encontramos a diluição do tempo, da trama narrativa, o esfacelamento da obra literária e, por fim, a exposição dos bastidores da criação literária pelos narradores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Costa Duarte, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Fiz Pós-doutorado, Departamento de História - Unicamp - IFCH, bolsa FAPESP, supervisor Jorge Coli, bolsa Fapesp. Ensaio: "O alto e o baixo registros discursivos na prosa de Hilda Hilst". Doutorado em Teoria Literária - Departamento de Literatura - USFC. Orientador Alckmar Luiz dos Santos, bolsa Capes. Tese: "Hilda Hilst: economias estéticas". Mestrado em Teoria e História Literária - Departamento de Letras - UNICAMP . Orientadora Suzi Frankl Sperber, bolsa Capes. Dissertação: "Clarice Lispector: máscara nua". Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas. Iniciei minha pesquisa sobre Clarice Lispector nos quatro anos de graduação, com bolsa do Serviço de Apoio ao Estudante, com orientação de Suzi Speber. Atuo nas áreas de Literatura e criação artística: poemas, prosa, peças e site na internet. Em 2008, publiquei "Diário de um P.M.D. ou Diário de um diagnóstico", escrito em 2000, quando ocorreu minha primeira internação, no Hospital Psiquiátrico "Tibiriçá", em Joaquim Egídio-Souzas, Campinas/SP, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, RJ; e também "Lírica impura III". Em 2010, saiu meu primeiro livro de prosa, "Cartas para o Nunca", pela Madio Editorial/SP. Em 2011, a Editora da UFSC lançou "Lírica impura I".

Downloads

Publicado

2018-06-05

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

O riso em a Hora da Estrela, de Clarice Lispector. (2018). Literatura E Sociedade, 22(25), 38-52. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p38-52