A pena da galhofa e a tinta da melancolia em Sentimental Journey

  • Sandra Guardini Vasconcelos Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Laurence Sterne, Melancolia, Riso, Sensibilidade, Duplo sentido

Resumo

Em Uma viagem sentimental através da França e da Itália (1768), Laurence Sterne põe em xeque e tensiona uma série de concepções que se tornaram correntes principalmente a partir da segunda metade do século XVIII na Inglaterra. Valendo-se da tradição da narrativa de viagem, que ele também parodia, Sterne leva Yorick, sua personagem principal, à França para ficcionalizar um debate importante em seu tempo, tratando-o com humor e graça, sem, no entanto, apagar suas contradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Guardini Vasconcelos, Universidade de São Paulo (USP)
Graduação em Português-Inglês pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Cambridge (FAPESP) e na Universidade de Manchester (CAPES). Foi pesquisadora visitante no Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford. Professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da Universidade de São Paulo. Autora de Puras Misturas (HUCITEC/FAPESP, 1997), Dez Lições sobre o Romance Inglês do Século XVIII (Boitempo, 2002) e A Formação do Romance Inglês: ensaios teóricos (HUCITEC/FAPESP, 2007), que recebeu o Prêmio Jabuti 2008 na categoria Teoria/Crítica Literária. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: romance inglês, relações Inglaterra-Brasil no século XIX, romance brasileiro, Guimarães Rosa. Participou dos Projetos Temáticos FAPESP "Caminhos do romance no Brasil: séculos XVIII e XIX" (2004-2007) e "A circulação transatlântica dos impressos: a globalização da cultura no século XIX" (2011-2015). Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos do Romance e o projeto "Deslocamentos, descentramentos: romances sem fronteiras" (AP-R/SPRINT-FAPESP), desenvolvido com pesquisadores da Universidade de Warwick . É curadora do Fundo João Guimarães Rosa (IEB-USP) e pesquisadora 1A do CNPq.
Publicado
2018-06-05
Como Citar
Vasconcelos, S. (2018). A pena da galhofa e a tinta da melancolia em Sentimental Journey. Literatura E Sociedade, 22(25), 106-116. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p106-116
Seção
Dossiê