Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister: “Um magnífico arco-íris” na história do romance

  • Marcus Vinicius Mazzari Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Goethe, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, Advento do Bildungsroman, Viagem à Itália

Resumo

Este ensaio enfoca Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister como obra fundadora da mais significativa contribuição alemã à história do romance europeu: o chamado “romance de formação e desenvolvimento” (Bildungs- und Entwicklungsroman). A discussão de algumas especificidades desse subgênero leva também a comentários sobre a influência que a viagem de Goethe pela Itália, entre setembro de 1786 e abril de 1788, exerceu sobre a reelaboração do projeto original, tal como se apresenta no manuscrito da Missão teatral de Wilhelm Meister, redigido de 1777 a 1785. Por fim, são tecidas algumas considerações sobre as subsequente reverberações do paradigma goethiano em romancistas do século XIX e XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Mazzari, Universidade de São Paulo (USP)

Marcus Vinicius Mazzari é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Adelbert von Chamisso, Bertolt Brecht, Gottfried Keller, Heinrich Heine, Karl Marx, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Entre suas publicações estão Romance de formação em perspectiva histórica (Ateliê, 1999), Labirintos da aprendizagem (Editora 34, 2010). Elaborou comentários, notas, apresentações e posfácios para o Fausto de Goethe, em tradução de Jenny Klabin Segall (Editora 34: Primeira Parte, 6ª ed. revista e ampliada, 2016; Segunda Parte, 5ª ed. 2017).

Como Citar
Mazzari, M. (1). Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister: “Um magnífico arco-íris” na história do romance. Literatura E Sociedade, 23(27), 12-30. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p12-30
Seção
Dossiê