Aspectos diluídos do Bildungsroman em Extinção – Uma derrocada, de Thomas Bernhard

  • José Lucas Zaffani dos Santos Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho (UNESP)
  • Wilma Patricia Maas Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
Palavras-chave: Thomas Bernhard, Bildungsroman, Goethe, Historiografia, Literatura alemã

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar algumas características do conceito de Bildungsroman presentes na obra Extinção – Uma derrocada (1986), de Thomas Bernhard. O termo Bildungsroman surge associado à obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795-1796), de Goethe. No entanto, uma vez que os pressupostos históricos presentes no paradigma goethiano se alteraram, os elementos do Bildungsroman encontram-se diluídos nas obras que apresentam traços desse gênero. O romance Extinção possui semelhanças com o programa narrativo do Bildungsroman, contudo elas estão presentes de maneira diluída.

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Biografia do Autor

José Lucas Zaffani dos Santos, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho (UNESP)

José Lucas Zaffani dos Santos é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Araraquara/SP, Brasil. Bolsista CAPES. Contato: zaffanilucas@gmail.com

Wilma Patricia Maas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas é Professora Livre-Docente em Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Araraquara/SP, Brasil. Contato: pmaas@uol.com.br

Publicado
2018-12-06
Como Citar
Santos, J. L., & Maas, W. (2018). Aspectos diluídos do Bildungsroman em Extinção – Uma derrocada, de Thomas Bernhard. Literatura E Sociedade, 23(28), 246-262. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i28p246-262
Seção
Dossiê