Ar luz razão certa: João Cabral vendo Franz Weissmann

  • Renan Nuernberger Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto, Franz Weissmann, poesia moderna, arte concreta, literatura comparada

Resumo

Este artigo propõe uma breve análise de “Exposição Franz Weissmann”, texto publicado por João Cabral de Melo Neto na década de 1960 e recuperado em Museu de tudo (1975), a fim de compreender a reflexão do poeta sobre a produção do artista plástico. Tendo em vista a similaridade entre os projetos estéticos de Weissmann e João Cabral, o artigo também pretende repensar o lugar específico do poema na própria obra do autor como um momento de problematização interna de seu ideário construtivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Nuernberger, Universidade de São Paulo (USP)

Renan Nuernberger é doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada (bolsista CAPES), orientado pela Profa. Dra. Viviana Bosi. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia moderna e poesia contemporânea. Dentre outras publicações, coorganizou o livro Neste instante: novos olhares sobre a poesia brasileira dos anos 1970 (2018).

Publicado
2019-09-19
Como Citar
Nuernberger, R. (2019). Ar luz razão certa: João Cabral vendo Franz Weissmann. Literatura E Sociedade, 24(29), 72-85. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p72-85
Seção
Dossiê

Dados de financiamento