O método crítico de Antonio Candido: forma, Lírica e sociedade

Palavras-chave: Antonio Candido, Método crítico, Poesia, Roger Bastide

Resumo

Este artigo considera a construção do método crítico de Antonio Candido a partir de um ângulo específico e pontual, qual seja, o aproveitamento que ele faz de um ou dois ensaios críticos de Roger Bastide, a cujas premissas (a presença na ausência) dá um impulso e alcance que não se poderia prever, face às hipóteses ainda relativamente incipientes do sociólogo francês, que atuou na USP e foi professor de Candido. Em seu segundo momento, o artigo busca considerar como o método desenvolvido por Candido, que busca o externo (sociedade, história, psicanálise) na própria tessitura da obra literária (em sua forma), trabalha com a especificidade do poema lírico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Bischof, Universidade de São Paulo (USP)

Betina Bischof é professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. É autora do livro Razão da recusa: um estudo da poesia de Carlos Drummond de Andrade (2005).

Referências

CANDIDO, Antonio. “Roger Bastide e a literatura brasileira”. In: Recortes. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004a (3ª ed.).

CANDIDO, Antonio. “Machado de Assis de outro modo”. In: Recortes. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004b (3ª ed.).

CANDIDO, Antonio. “O Mundo desfeito e refeito”. In: Recortes. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004c (3ª ed.)

BASTIDE, Roger. “Machado de Assis paisagista. In: Impressões do Brasil: Roger Bastide. Organização e prefácio Fraya Frehse e Samuel Titan Jr. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

SOUZA, Gilda de Mello. “A estética rica e a estética pobre dos professores franceses”. In: Exercícios de Leitura. São Paulo: Duas cidades, 1980.

PEIXOTO, Fernanda Arêas. “Os Brasis de Roger Bastide”. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.). Um enigma chamado Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 2009, p. 187.

Publicado
2019-12-06
Como Citar
Bischof, B. (2019). O método crítico de Antonio Candido: forma, Lírica e sociedade. Literatura E Sociedade, 24(30), 82-92. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i30p82-92