A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p186-191

Palavras-chave:

Representação do espaço, Mário de Carvalho, Resenha, Geografia humanista cultural, Literatura e geografia

Resumo

A resenha apresenta o livro A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão (2018), da pesquisadora Márcia Manir Miguel Feitosa, da Universidade Federal do Maranhão. No cruzamento entre o literário e o geográfico, Feitosa busca, nos teóricos da Geografia Humanista Cultural, o referencial para traçar uma leitura da representação do espaço e do poder na narrativa do escritor português Mário de Carvalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Navarrete Tolomei, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

    Professora adjunta da área de Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus Bacabal. Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutoramento em História e Crítica Literária pela UNESP, de Assis e pós-doutoramento em Literatura e outras formas do saber pela Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura e Imprensa (GEPELI/CNPq), o projeto de pesquisa Romantismo e Realismo Português na Imprensa Maranhense do século XIX (GEPELI/UFMA) e o projeto de pesquisa Contexto de Produção e de Publicação, Inovações Literárias e Linguísticas e Questões Identitárias do Grupo Maranhense, na Imprensa Periódica do Maranhão Oitocentista (UFMA/FAPEMA). Além disso, participa dos grupos de pesquisa denominados Eça/ USP; Papéis Avulsos, vinculado ao Laboratório de Ecdótica (LABEC/UFF) e O Egito e outros relatos: edição crítico-genética das narrativas de viagem de Eça de Queirós, coordenado pelo pesquisador Carlos Reis, da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Literatura Portuguesa e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa com ênfase em recepção crítica, historiografia, crítica textual e recepção de documentos primitivos.

Referências

CARVALHO, Mário de. Quatrocentos mil sestércios seguido de O conde Jano. Lisboa: Caminho, 1991.

CARVALHO, Mário de. O varandim seguido de Ocaso em Carvangel. Porto: Porto Ed., 2012.

CARVALHO, Mário de. A liberdade de pátio. Porto: Porto Ed., 2013.

CARVALHO, Mário de. A sala magenta. Porto: Porto Ed., 2016.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FEITOSA, Márcir Manir Miguel. A Representação do Espaço e do Poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão. São Luís: Café & Lápis, 2018.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história de violência nas prisões. Trad. de Lígia Maria Pondé Vassallo. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 1987 (5ª ed.).

RELPH, Edward. Place and placelessness. Londres: Pilon, 1976.

TUAN, Yi-Fu. “Space, Time, Place”: a humanistic frame. The Geographical Review, v. 65, n. 2. Nova Iorque: 1975, p. 151-65.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão. (2020). Literatura E Sociedade, 25(32), 186-191. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p186-191