Apontamentos ecocríticos sobre a peça Mahagonny, de Bertolt Brecht

Autores

  • Klaus Eggensperger Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p99-113

Palavras-chave:

Ecocriticismo, Bertolt Brecht, Mahagonny, Letras estrangeiras modernas

Resumo

O presente artigo apresenta a peça musical “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, da fase áurea da colaboração entre Bertolt Brecht e Kurt Weill. Nossa leitura ecocrítica do libreto brechtiano focaliza no tratamento que os elementos do mundo natural recebem na peça, além de investigar a relação entre a comunidade humana de Mahagonny e a natureza em geral. Analisamos a ameaça de destruição da cidade por um furacão em relação à ideia do sublime formulada por Kant e Schiller e retomada por Lyotard duzentos anos mais tarde. Finalmente, retomamos a questão da relação humanos – natureza na peça a fim de levantar o problema básico que nos assalta hoje: a destruição ambiental a nível planetário resultante da globalização do modelo Mahagonny.

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Biografia do Autor

  • Klaus Eggensperger, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

    Professor de Literatura e Estudos Culturais da área de Inglês e da Pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Paraná. Doutorou-se em Linguística na Universidade de Osnabrück (Alemanha) e publicou, entre outros trabalhos, Modale Nebenverben im Jiddischen. Eine korpusgestützte Untersuchung zu soln und wolt’ (1995). Em 2017, fundou na UFPR o Grupo de Estudos Ecocríticos GECO (https://www.grupoecocritico.com.br).

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Publicado

2020-12-28

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Como Citar

Eggensperger, K. (2020). Apontamentos ecocríticos sobre a peça Mahagonny, de Bertolt Brecht. Literatura E Sociedade, 25(32), 99-113. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p99-113