Entre o quadro e o sepulcro: Strether, Aires e o cerco ao real

Autores

  • Marcelo Pen Parreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i13p84-103

Palavras-chave:

Henry James, Machado de Assis, Realismo, Representação, Consciência.

Resumo

A partir de cena do romance Os embaixadores, de Henry James, e de Memorial de Aires, de Machado de Assis, este artigo procura confrontar as estratégias narrativas dos dois autores com o objetivo de mostrar como ambos, ao trazer à cena a perspectiva do sujeito equívoco e equivocado, não só alargaram as fronteiras da representação do mundo material e social, mas ainda sugeriram um viés mais refletido de consciência estética.

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Publicado

2010-06-29

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Parreira, M. P. (2010). Entre o quadro e o sepulcro: Strether, Aires e o cerco ao real. Literatura E Sociedade, 15(13), 84-103. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i13p84-103