O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo

Autores

  • Ismail Xavier Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p126-138

Palavras-chave:

Cinema e literatura, cinema brasileiro, teoria da narrativa, Leon Hirszman, Graciliano Ramos.

Resumo

No cinema, a análise do "ponto de vista" e da questão das "vozes" no proceso narrativo enfrente problemas específicos, que requerem uma teoria adequada ao meio. Para poder dar conta de seu objeto, esta teoria específica deve ir além da incorporação  de conceitos emprestados da análise da literatura. Este artigo discute a maneira como São Bernardo (Hirszman, 1972) oferece um exemplo de estratégias típicas de um cinem moderno disposto a explorar as possíveis disjunções entre som e imagem, entre o olhar e a voz numa adaptação do romance de Graciliano Ramos que inscreve, na sua forma, a distância que separa filme e texto original.

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Biografia do Autor

  • Ismail Xavier, Universidade de São Paulo (USP)
    Professor da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

1997-12-04

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. (1997). Literatura E Sociedade, 2(2), 126-138. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p126-138