Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo

Autores

  • Arlete Orlando Cavaliere Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p119-125

Palavras-chave:

Meyerhold, teatro russo, crítica teatral.

Resumo

O presente artigo focaliza a trojetória artística do diretor russo de vanguarda V. E. Meyerhold, em especial a importante fase em que cria sua técnica da biomecânica como base para o trabalho do ator, em consonância com os procedimentos artísticos do construtivismo russo no campo de artes plásticas e da arquitetura. Meyerhold nos propõe uma reflexão aguda sobre as relações   texto-espetáculo, assim como uma nova compreensão da utilização da palavra e do texto literário no fenômeno do teatro moderno e contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Orlando Cavaliere, Universidade de São Paulo (USP)
    Professora da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

1997-12-04

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Cavaliere, A. O. (1997). Meyerhold e a biomecânica: uma poética do corpo. Literatura E Sociedade, 2(2), 119-125. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p119-125