Dossiê Leitores e leituras na contemporaneidade – aspectos e questões

Autores

  • Andrea Saad Hossne Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada
  • Patrícia Trindade Nakagome Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i24p94-97

Palavras-chave:

Dossiê, Leitores, Leituras, Contemporaneidade, Ensino e Educação, Literatura e Sociedade

Resumo

O conjunto de textos que se segue advém de um trabalho coletivo promovido pelo Grupo de Pesquisa Leitores e Leituras na Contemporaneidade, coordenado por nós, e que se desdobra em várias frentes, uma delas sendo a promoção de Jornadas nas quais se busca criar um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias, propostas e experiências entre docentes (da educação básica ao ensino superior), pesquisadores, formadores de leitores e mediadores de leitura em instâncias diversas (bibliotecas, editores etc.), e leitores, tendo por eixo questões como a formação de leitores, a leitura, o ensino de literatura, a educação básica, a formação de professores, a crítica, o contexto digital, entre outras. Até o momento, ocorreram três Jornadas Leitores e Leituras na Contemporaneidade (novembro de 2016, maio e outubro de 2017), nas quais formatos já consagrados, como mesas-redondas temáticas, palestras, mesas simultâneas de apresentação de trabalhos inscritos conviveram com propostas inovadoras de formatos de debates, sempre congregando vozes oriundas de diferentes experiências – professores universitários, críticos, youtubers, escritores, docentes da educação básica, editores – na busca de um efetivo espaço plural, de diálogo, intercâmbios e dissensos produtivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Saad Hossne, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

    possui graduação em Letras Português Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1999). É professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo desde 1998.

  • Patrícia Trindade Nakagome, Universidade de Brasília (UnB)

    Professora adjunta de teoria da literatura da Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Hossne, A. S., & Nakagome, P. T. (2018). Dossiê Leitores e leituras na contemporaneidade – aspectos e questões. Literatura E Sociedade, 22(24), 94-97. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i24p94-97