Aspectos do tempo em Quatro-olhos, de Renato Pompeu

Autores

  • Carlos Moacir Vedovato Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Ivone Daré Rabello Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p166-180

Palavras-chave:

romance brasileiro, Quatro-Olhos, ditadura militar, Renato Pompeu

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos do tempo no romance Quatro-Olhos (1976), de Renato Pompeu. Ao longo da trama, a personagem central busca rememorar sua história e seus projetos em oposição ao presente em que está inscrito, no momento em que está internado em um hospital psiquiátrico. Na tentativa delirante de rememoração, pode-se entrever o confronto entre um tempo pretérito em que havia horizontes de superação para os problemas da formação nacional brasileira e um tempo presente, da enunciação, em que as ações parecem não ter mais sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Moacir Vedovato Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Carlos Moacir Vedovato Junior é mestrando no programa de pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP, onde realiza a pesquisa Uma leitura de Quatro-Olhos, de Renato Pompeu, orientado pela Profa. Drª. Ivone Daré Rabello. Dedica-se aos estudos das relações entre o romance brasileiro e a ditadura militar. Tem experiência com ensino de literatura brasileira e portuguesa, bem como de produção textual, em cursos pré-vestibular.

  • Ivone Daré Rabello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Ivone Daré Rabello atua como Professora Sênior nas linhas de pesquisa do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP e na pós-Graduação: Formas e gêneros literários, Literatura e sociedade. Atualmente volta-se para o estudo da lírica de Carlos Drummond de Andrade e das formas culturais e sociais contemporâneas. É membro do grupo "Formas culturais e sociais contemporâneas".

Downloads

Publicado

2019-09-19

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Aspectos do tempo em Quatro-olhos, de Renato Pompeu. (2019). Literatura E Sociedade, 24(29), 166-180. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i29p166-180