Antonio Candido, criador da área de Teoria Literária e Literatura Comparada

Autores

  • Sandra Nitrini Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i30p11-24

Palavras-chave:

Antonio Candido, Teoria geral da literatura, Teoria literária e literatura comparada, Letras, Corpo docente

Resumo

Amparado na sua atuação de crítico literário, ainda como professor de Sociologia, Antonio Candido percebeu que havia uma carência de estudos gerais introdutórios e estudos teóricos especializados, indispensáveis para uma boa formação acadêmica dos estudantes de Letras, ao contrário do que ocorria em outras faculdades e em outros cursos, nas quais já existiam disciplinas com este objetivo. Ele se valerá desta observação para fundamentar sua sugestão de se criar uma disciplina deste teor no curso de Letras, encaminhada à Congregação da, então, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e aprovada em 1959.
A atuação de Antonio Candido como professor que inaugurou o campo de estudos teóricos e comparativos na USP constitui o foco principal deste artigo, que contempla também um memento dos colaboradores que contribuíram e dos que contribuem atualmente para o desenvolvimento da Área de Teoria Literária e Literatura Comparada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Nitrini, Universidade de São Paulo (USP)

    Professora titular sênior do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. É autora de Literatura Comparada: história, teoria e crítica (2010, 3ª ed.); Um olhar sobre a Literatura Comparada no Brasil (Cadernos do IEB, n. 10, 2018, publicação online); Transfigurações: ensaios sobre a obra de Osman Lins (2010) e Poéticas em confronto: Nove, novena e o Novo Romance (1987). Organizou individualmente ou em parceria vários livros, dentre os quais o último, Memória & Trauma Histórico: Literatura e Cinema (2019), co-organizado por Andrea Saad Hossne, é o resultado de um projeto de pesquisa internacional, “Memória e Literatura”, parceria da USP com as Universidades Francesas Lyon2, Lyon3, École Normale Supérieure de Lyon e com a Universidade S. Martin, de Buenos Aires, no âmbito de um projeto mais amplo e pluridisiciplinar. Desenvolve pesquisas sobre teorias da Literatura Comparada e a história da Literatura Comparada, sobre a literatura de viagem de autoria de escritores e intelectuais brasileiros com destino à França na primeira metade do século XX e sobre o lugar de Osman Lins na Literatura Brasileira, a partir de sua correspondência com colegas, de suas aulas de Literatura Brasileira e de seus artigos e de suas manifestações sobre escritores brasileiros. É pesquisadora do CNPq  1A e membro do Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA (USP).

     

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Antonio Candido, criador da área de Teoria Literária e Literatura Comparada. (2019). Literatura E Sociedade, 24(30), 11-24. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i30p11-24