Foco e Escopo

Do grego mágma, -atos, unguento espesso. Massa mineral em estado de fusão a grande profundidade da superfície terrestre, cujos movimentos determinam os fenômenos vulcânicos e que, ao resfriar, cristaliza-se, dando origem às rochas ígneas. | Conjunto confuso de elementos, mistura inextricável.

 

A Revista Magma, criada em 1994 pelos alunos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tem como objetivo divulgar pesquisas, textos e criações no campo da literatura, a fim de promover o debate teórico e crítico. A revista está aberta à produção de todos os programas de pesquisa sobre literatura do país e do exterior, sobretudo aos trabalhos de seus mestrandos e doutorandos.

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões serão feitas dentro do prazo estabelecido pelas chamadas para cada edição da revista, observando a data de fechamento nelas especificada. O sistema de avaliação dos trabalhos é o parecer duplo cego. Cada texto é enviado para dois pareceristas ad hoc, que o analisam e avaliam a pertinência de sua publicação. Em caso de avaliações divergentes, um terceiro parecer será solicitado. Após o processo de análise, os autores receberão cópias dos pareceres, que poderão conter instruções para modificações e correções, se for o caso. Os trabalhos enviados que não atendam as especificações e normas estabelecidas pela revista serão devolvidos. O conteúdo dos textos – precisão dos conceitos, exatidão das referências bibliografias etc. – é de inteira responsabilidade dos autores. 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Revista Magma nasceu em 1994, com o objetivo de divulgar os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. O projeto editorial é composto pelas seguintes seções: Evento, destinada à publicação de encontros, debates, depoimentos, entrevistas e discussões temáticas; Ensaios, que reúne os textos apresentados nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Departamento, e ainda artigos de procedência diversa; Tradução, que torna disponíveis, em português, textos importantes da área de teoria literária e literatura comparada; Criação, voltada para a produção literária de alunos e professores; Resenhas, que apresenta de forma crítica publicações de interesse; e finalmente uma seção de Informes sobre teses defendidas e outros acontecimentos.