Annie Ernaux, uma escritora trânsfuga de classe
Palavras-chave:
Annie Ernaux, Pierre Bourdieu, aborto, classe social, trânsfuga de classe
Resumo
Este trabalho é resultado de uma leitura crítica da obra referencial de Annie Ernaux, centrada, sobretudo, em L’événement (2000) narrativa sobre seu aborto clandestino. Nosso objetivo consistiu em analisar como a mobilidade entre as classes sociais vivida pela autora, que pode ser considerada uma “trânsfuga de classe”, se manifesta em sua escrita, produzindo uma obra que conjuga questões sociais e de gênero (gender), buscando operar, através da literatura, um encontro da memória pessoal e coletiva.
Publicado
2018-12-27
Como Citar
Pontes, I. (2018). Annie Ernaux, uma escritora trânsfuga de classe. Magma, (14), 65-84. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154405
Edição
Seção
Ensaios temáticos
Copyright (c) 2018 Isadora de Araújo Pontes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).