Michel Butor, voz(es)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2019.174044Palavras-chave:
Michel Butor, Voz, Tradução, LeituraResumo
O escritor francês Michel Butor (1926-2016) refletiu sobre a voz e os efeitos da vocalidade e da oralidade na tradução, enquanto criação literária, e na leitura enquanto performance. Para este presente ensaio, proponho um percurso de análise que se inicia com o livro sonoro Pensées à voix haute (BUTOR, 2017) e de sua relação com as teorias sobre a voz (Zumthor, 2018; Dolar, 2014; Cesarino, 2014; Cavarero, 2011; Meschonnic, 2006), passando pela técnica de registro sonoro e de tradução do escritor para a elaboração do poema “Manhattan invention” (BUTOR, 2008 [1962]; 2004), culminando na análise de seu livro para crianças Zoo (BUTOR, 2001) do ponto de vista da formação do leitor na infância e da performance da leitura em voz alta. Butor, analisado segundo os teóricos da voz, imprime na tradução e na leitura o que há de mais contemporâneo dentro dos estudos discursivos: a abertura às múltiplas vozes a partir da unicidade vocálica.
Downloads
Referências
BUTOR, Michel. Pensées à voix haute. Vincennes: Frémeaux, 2017.
BUTOR, Michel. “Manhattan invention”. In: Anthologie nomade. Paris: Gallimard, 2004.
BUTOR, Michel. Zoo. Voisins-le-Bretonneux: Rue du Monde, 2001.
BUTOR, Michel. “Mobile” [1962]. In: Œuvres Complètes de Michel Butor – Le génie du lieu 1. v. 5. Paris: La Différence, 2008.
CALVINO, Italo. “Um rei à escuta”. In: Sob o sol-jaguar. Trad. de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. de Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
CESARINO, Pedro de Niemeyer. “A voz falível: ensaio sobre as formações ameríndias de mundos”. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 19, p. 76-99, 2014.
DOLAR, Mladen. “Ética da voz”. Trad. de Fábio Roberto Lucas. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 18, p. 151-166, 2014.
MESCHONNIC, Henri. Linguagem, ritmo e vida. Trad. de Cristiano Florentino. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.
MORELLO, André-Alain. “Butor, œuvre des frontières et écriture-monde”. In: ARBEX, Márcia; ALLEMAND, Roger-Michel. (Orgs.) Universo Butor. Belo Horizonte: C/ Arte, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).