O tribunal realista: considerações críticas sobre Machado de Assis e o gênero romance

Autores

  • Felipe Bier Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.90151

Palavras-chave:

Calúnia, realismo, ética, ideologia, Machado de Assis

Resumo

Este trabalho divide seus esforços críticos em dois flancos, tendo como fim tecer considerações acerca do romance enquanto gênero histórico. Primeiro tratar-se-á da relação entre ética, ideologia e representação literária a partir das considerações de Georg Lukács: a saber, será explorada a divisão histórica que serve de base para o pensamento do autor húngaro – cujo marco é o ano de 1848 – para sustentar a hipótese de que a conhecida crise da representação realista encontra raízes no nexo ideologia/forma literária. A segunda metade do trabalho evidenciará como tais questões encontram florescimento especial na obra de Machado de Assis: partindo de uma análise centrada em Dom Casmurro, trabalha-se com a hipótese de que a maneira peculiar de lidar com o tema da calúnia nesta obra oferece o vislumbre de outra relação entre forma literária e ideologia.

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Biografia do Autor

  • Felipe Bier, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH–USP.

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Publicado

2015-02-13

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

O tribunal realista: considerações críticas sobre Machado de Assis e o gênero romance. (2015). Magma, 22(11), 3-16. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.90151