Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Elas garantem um fluxo de revisão por pares duplamente cego, no qual nem a identidade do autor nem a do revisor são divulgadas.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e enquanto estiver sendo avaliada pela comissão editorial e sob quaisquer fases do trâmite de revisão, não poderá ser enviada pelo autor a outra revista ou local de publicação.

Diretrizes para Autores

A Revista Malala é uma publicação periódica plural e aberta a todos que tenham trabalhos originais, diretamente sobre ou em diálogo com o Islã e com o Mundo Muçulmano.

Neste espaço, buscamos análises e debates relacionados aos desenvolvimentos no Oriente Médio em seu conceito mais geral (que pode também incluir a África do Norte). Quanto ao mundo muçulmano, também buscamos uma compressão de significado mais ampla – incluindo não apenas as sociedades majoritariamente muçulmanas na Ásia e África, como também suas minorias não muçulmanas – além das minorias muçulmanas na Europa, nas Américas e em outros lugares – e sua interação com o Ocidente. Buscamos também contribuições sobre a própria religião e/ou dizendo respeito a questões teóricas que se encaixam em nosso órbita.

A revista Malala é uma publicação anual que recebe contribuições em fluxo contínuo em português, inglês e espanhol. As chamadas para publicações são temáticas e feitas duas vezes ao ano. Os textos devem ser submetidos em formato Word através do portal OJS da Revista: https://www.revistas.usp.br/malala segundo o cronograma definido pela chamada para artigos.

As contribuições podem ser em diferentes formatos: aceitamos ensaios, buscando reflexões e impressões de escopo mais amplo com reflexões e resultado de pesquisas mais maduras. Também podem ser artigos, com reflexões em formato acadêmico com resultado de pesquisas em andamento. Ainda há possibilidade para resenhas tanto de livros como de filmes que colaborem para o debate contemporâneo sobre o Oriente Médio e o mundo muçulmano. Outra possibilidade é o relato de campo direcionado a pesquisadores que estiveram recentemente no Oriente Médio ou em um país cuja temática do islã ou presença muçulmana se destacam. Outra possibilidade de contribuição é por textos dissertativos/opinativos no qual se espera a defesa argumentativa diante de uma tema ou questão do debate contemporâneo. Recém-doutores ou mestres com trabalhos relacionados ao OMMM também estão convidados a tentar um Resumo de Pesquisa, no qual o pesquisador poderá sintetizar a proposta de seu trabalho bem como seus principais resultados. Por fim, especialistas ou estudiosos de um autor especifico cuja obra dialoga ou se insere na temática da revista também poderão propor um Retrato Intelectual apresentando sucintamente a trajetória do autor, seus principais conceitos, dilemas intelectuais e desdobramentos de sua reflexão.

Todas as propostas serão inicialmente avaliadas pela comissão editorial da revista através de desk review e contarão com pareceristas independentes através de prática de avaliação duplamente cega por pares (Double blind peer review). Cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados tanto sem a identificação de autoria pelo parecerista como sem a identificação do parecerista pelo autor.

Nenhuma taxa será cobrada, em nenhum momento, durante o processo de envio dos trabalhos e publicação da revista.Também não haverá contrapartida financeira de qualuqerr natureza aos autores pela submissão.


Pedimos que os autores sigam os seguintes limites para os textos:

  • Capítulos de dissertação ou tese - 18000 palavras
  • Ensaios - 10000 palavras
  • Artigos – 15000 palavras
  • Resumo de Pesquisa/ Retrato Intelectual – 4500 palavras
  • Resenhas (livros e filmes) / Relato de Campo – 4500 palavras
  • Textos dissertativos/opinativos – 3000 palavras

 

Os autores devem seguir rigorosamente as seguintes formatações para os textos submetidos, sob o risco dos mesmos serem devolvidos antes de serem mandados para os pareceristas:

 

Resumo e Abstract (artigos, ensaios e relatos de pesquisa):

Sem citação de autores, com no máximo 500 caracteres sem espaço e no início do texto, contendo até 5 palavras-chave.

Palavras-chave e título (com ou sem subtítulo) também devem estar em inglês.

Fonte

Cambria (todo o texto).

título (com ou sem subtítulo) 16, em versalete alinhado à direita e em negrito.

Subtítulos 14 (alinhado à direita, em negrito).

Corpo de texto 12.

Notas de rodapé, tamanho 10.

Parágrafo

Espaço entre linhas 1,5. 0pt antes e 10pt depois. Justificado.

Primeira linha, 1,25 no corpo do texto.

Nota de rodapé, espaço simples e justificado.

Atenção: formatado com a ferramenta do word. Não se deve fazer essa formatação à mão ou por tabulação, pois deforma o texto quando é finalizado e dificulta as correções dos parágrafos.

Nome do(a) autor(a) e biografia

Alinhado à direita, espaço 14, com nota de rodapé contendo breve biografia, com no máximo 350 caracteres sem espaço.

A biografia deve conter formação e áreas de interesse do autor, afiliação/instituição onde a pesquisa foi desenvolvida, além de ORCID ID, Link para a Plataforma Lattes e e-mail para contato.

Citação

Com menos de 3 linhas: no texto, em itálico e acompanhado com a referência.

Com mais de 3 linhas: recuo 4cm, primeira linha nenhum, espaço simples, sem marcação inicial ou final e fonte 10 e acompanhado com a devida referência ex. (J. Silva, 2009: 23) ou (Silva, 2009: 23).

Se o autor for citado a primeira vez, deve necessariamente constar o primeiro nome (abreviado ou não). Nas outras vezes de citado, pode ser apenas o sobrenome. Ex. João Silva (2009: 23) ou (João Silva, 2009:23) ou (J. Silva, 2009: 23) e nas outras vezes (Silva, 2009:23).

Todas as citações devem estar necessariamente com as páginas correspondentes, caso não tenha paginação, indicar conforme com “online” ou “s.p.”, exs: (João Silva, 2009: 23) ou (Silva, 2009: 23) ou João Silva (2009: 23) e (J. Silva, 2009: online) ou (Silva, 2009: s.p.)

Atenção: as notas devem ser no rodapé e não no final do texto. De teor explicativo e/ou complementar ao texto.

Quando houver citação de autor no corpo da nota de rodapé, utilizar o mesmo formato do corpo do texto, exemplo: Irã e Israel perdem muito por não possuírem relações estabilizadas (Silva, 2009: 23) ou Irã e Israel perdem muito por não possuírem relações estabilizadas (João Silva. 2009: 23).

No rodapé, citações de vídeos e jornais online, devem seguir com o link correspondente e com a indicação de último acesso.

Se no corpo do texto é citado um jornal ou vídeo ou material online, deve-se abrir uma nota de rodapé para indicar o link e o último acesso.

Atenção: antes de submeter o seu texto, verifique se todas as páginas correspondentes estão citadas corretamente e se os links citados estão corretos e podem ser acessados normalmente.

Referências

No final do texto devem ser listadas todas as referências mencionadas, em ordem alfabética, e com as informações correspondentes.

Caso queira indicar obras não citadas mas consultadas para elaboração do texto texto, então deve-se nomear bibliografia.

Siga estas orientações:

Fonte Cambia tamanho 12, espaçamento simples (0pt antes e 12pt depois) justificado. Todas as referências devem constar o sobrenome (em maiúsculo) e o primeiro nome do autor por extenso (sem abreviatura), o título e subtítulo da obra (itálico, se for obra completa e entre aspas se for artigo), o local e o ano de publicação.

Caso a referência não contenha local de publicação indicar com (s.i.) e se não tiver ano ou data de publicação indicar com (s.d.).

Exemplos:

[livro completo] SAID, Edward W. Fora do Lugar: Memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

[artigo] ASHLEY, Richard K. & WALKER, R. B. J. “Speaking the Language of Exile: Dissident Thought in International Studies”. International Studies Quarterly, v. 34, n. 3, set. 1990.

[artigo de jornal online] SAID, Edward W. “The Clash of Ignorance. The Nation”. Nova Iorque: out., v. 273, n. 12, p. 11-14. 2001. Disponível em: http://www.thenation.com/article/clash-ignorance/ . Acesso: 27 jul. 2015.

[capítulo de livro] GÖLE, Nilufer. “The quest for Islamic self within the context of modernity”. In BOZDOGAN, Sibel and KASABA, Resat. Rethinking modernity and national identity in Turkey. Seattle and London: University of Washington Press, 1997, pp. 81-94.

[dossiê] LAWYERS COMMITTEE FOR HUMAN RIGHTS. Islam & Equality. Debating the future of women’s and minority rights in the Middle East and North Africa. 1999.

[tese e dissertação] VENCHI, Mariane. A sedução interrompida – sexualidade e poder em narrativas árabe-muçulmanas sobre a circuncisão feminina. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2008

Atenção: antes de submeter seu texto, verifique se todas as citações no corpo do texto estão com as suas correspondentes referências completas no final do texto.

 

 

Política de direitos autorais e plágio: Os autores podem deter os direitos autorais sem restrições se concederem à revista o direito à primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença de Atribuição Creative Commons. A Revista Malala está comprometida com a ética e a qualidade de suas publicações, plágio ou qualquer outro comportamento antiético são inaceitáveis. Para informações detalhadas sobre nossos padrões de propriedade intelectual, direitos autorais e ética, visite: http://www.revistas.usp.br/malala/about

Disclaimer:

O prazo para avaliação dos textos submetidos para a Revista Malala depende dos pareceristas indicados para revisão dos mesmos, mas revolve em torno de 8 meses totais. A primeira fase de análise é constituída pelo parecer de dois especialistas no tema, membros da comissão editorial da revista ou de seu conselho científico. Pelos pareceristas da Revista Malala os textos podem ser: aprovados sem ressalvas, aprovados com ressalvas, recusados ou solicitados para que sejam reformulados e reapresentados. Caso sejam aprovados sem ressalva, passarão diretamente para a última fase de avaliação, que decidirá pela publicação ou não do texto. Caso sejam aprovados com ressalvas, os autores serão convidados a revisar o texto apreciando as sugestões apresentadas e a enviar uma versão do texto alterada, que será avaliada pelo editor chefe na última fase de avaliação. Caso o autor não submeta a versão revisada, o texto original ainda assim seguirá para a fase final de avaliação.

As contribuições devem ser inéditas e uma vez submetido o texto será avaliado pela comissão editorial durante as diferentes fases do processo de revisão. O texto somente será disponibilizado para publicação após o término do trâmite. De outro modo, caso o texto seja rejeitado pela comissão, então o autor estará livre para enviá-lo a outras revistas e formas de publicação. Caso o texto original ainda esteja sendo avaliado pela comissão editorial e sob quaisquer fases do trâmite de revisão, ele não poderá ser enviado pelo autor a outra revista ou local de publicação, sob pena de resposta pelos tramites legais de direitos autorais. A prerrogativa de publicar a peça ou não cabe tão somente à revista, e não ao autor ou eventuais autores do artigo.

 

 Em caso de dúvidas, contatar nossa comissão editorial através do e-mail malala@usp.br 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.