A paper Caliphate: understanding the Islamic State through its documents

  • Diogo Bercito Universidad Autónoma de Madrid
Palavras-chave: Estado Islâmico, Shari'a, califado, Iraque, Síria

Resumo

Um Califado de papel: entendendo o Estado Islâmico por meio de seus documentos

O Estado Islâmico é uma organização terrorista que se distingue de outros grupos similares pelo estabelecimento de uma estrutura burocrática que projeta a imagem de um Estado. Este ensaio investiga documentos produzidos no Iraque sob o estandarte do califado. Esses documentos revelam uma administração que se impõe em um extenso território. Sua análise aponta para uma visão particular de governo apresentada como islâmica, que essa pesquisa compara com precedentes estabelecidos durante a história islâmica, enquanto traços de uma concepção moderna de Estado são evidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Bercito, Universidad Autónoma de Madrid
Diogo Bercito é repórter do jornal brasileiro Folha de São Paulo, tendo sido baseado em Jerusalém, Beirute e Cairo. Este artigo foi escrito em 2015, durante seu mestrado em Estudos Contemporâneos Árabes e Islâmicos na Universidad Autónoma de Madrid, tutelado por Maribel Fierro.
Publicado
2017-04-30
Como Citar
Bercito, D. (2017). A paper Caliphate: understanding the Islamic State through its documents. Malala, 5(7), 68-88. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2017.131679