Quem tem medo do feminismo Islâmico, e por quê? Erguendo vozes através da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2020.159598

Palavras-chave:

Feminismo, Movimento Feminista Islâmico, Patriarcado, Autoras Feministas Islâmicas

Resumo

O artigo apresenta o poder do feminismo islâmico, um movimento que tem chacoalhado as estruturas patriarcais do mundo islâmico a medida em que as mulheres têm mais acesso à educação. Com base nesse fato, a pesquisa afirma que essa movimentação originada no acesso à educação tem gerado desconforto ao patriarcado, mas principalmente aos fundamentalistas que se veem ameaçados pelo poder das mulheres que buscam uma reinterpretação do Alcorão extraindo uma mensagem de igualdade das escrituras sagradas. O feminismo islâmico, não sendo um movimento uniforme, pois contém visões distintas e disputas de narrativas em seu interior, é exposto aqui sob o olhar de autoras e pesquisadoras, como Fatema Mernissi e Amina Wadud. Em seguida, é apresentado um contraponto com a visão fundamentalista, a resposta das feministas e o exemplo da jovem Malala Yousafzai como uma referência para justificar a hipótese original de que os fundamentalistas percebem as feministas islâmicas como uma ameaça.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan de Souza, Goldsmiths, University of London

    MA International Relations, Goldsmiths, University of London – UK. Specialist in International Relations,
    Fundação Armando Álavares Penteado – FAAP. Journalist, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. The author is a Brazilian journalist and scholar focused on researches on Arab and Islamic affairs, politics of the Middle East, and Security Studies in International Relations. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9065-4029. Link para o currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/6322019881122931 and https://www.linkedin.com/in/rena

Referências

Ask, K. and Tjomsland, M. (1998). Women and Islamization. Oxford: Berg. pp.61-62.

Blumberg, N. (2019). Malala Yousafzai | Biography & Facts. [online] Encyclopedia Britannica. Available at: https://www.britannica.com/biography/Malala-Yousafzai [Accessed 6

Jan. 2019].

Channel 4 News. 2015. Malala Yousafzai: ‘I’M A Feminist And A Muslim’. [online] Available

at: <https://www.channel4.com/news/malala-yousafzai-im-a-feminist-and-a-muslim>

[Accessed 17 May 2020].

Esposito, J. (2019). Women - Oxford Islamic Studies Online. [online] Oxfordislamicstudies.

com. Available at: http://www.oxfordislamicstudies.com/print/opr/t243/e370 [Accessed

Jan. 2019].

Ezzat, H., 2002. Rethinking Secularism ... Rethinking Feminism. [online] Islam Online

Archive. Available at: <https://archive.islamonline.net/17501> [Accessed 17 May 2020].

Fazl-e-Haider, S. (2013). Malala versus Extremism Not Taliban, but Talibanization.

[online] Harvard International Review. Available at: https://search.proquest.com/

docview/1470893137?rfr_id=info%3Axri%2Fsid%3Aprimo&accountid=11149 [Accessed

Jan. 2019].

Gibbs, A. (2018). How Nobel Peace Prize Laureate Malala Yousafzai Embraced Feminism.

[online] CNBC. Available at: <https://www.cnbc.com/2018/01/31/malala-yousafzai-onfeminism-and-raising-awareness-about-female-rights.html> [Accessed 17 May 2020].

Hatem, M. (2019). In the Eye of the Storm: Islamic Societies and Muslim Women in Globalization Discourses. [online] Muse.jhu.edu. Available at: https://muse.jhu.edu/article/198833

[Accessed 5 Jan. 2019].

Wadud, Amina. Islam & feminism. (2019). [online] Available at: http://www.islamandfeminism.org/amina-wadud.html [Accessed 5 Jan. 2019].

Malik, S. (2018). Reality Check: Are More Girls In Pakistan Going To School?. [online] BBC

News. Available at: <https://www.bbc.com/news/world-44717345> [Accessed 17 May 2020].

Meringolo, A. (2019). Amina Wadud, portrait of a Muslim feminist. [online] Reset Dialogues

on Civilizations | a venue for all tribes. Available at: https://www.resetdoc.org/story/

amina-wadud-portrait-of-a-muslim-feminist/ [Accessed 5 Jan. 2019].

Mernissi, F. (2011). Beyond the Veil - Male-Female Dynamics in Muslim Society. London: Saqi

Books. pp.171-185.

Mernissi, F. (2009). Muslim Women and Fundamentalism in New Voices of Islam: Reforming

Politics and Modernity: A Reader.. I. B. Tauris & Company, Limited, pp.205-211.

Mernissi, F. (1997). The Forgotten Queens of Islam. 2nd ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, p.238.

Moghissi, H. (1999). Feminism and Islamic Fundamentalism. London: Zed Books. pp.43-72.

NobelPrize.org. (2019). The Nobel Peace Prize 2014. [online] Available at: https://www.

nobelprize.org/prizes/peace/2014/yousafzai/facts/ [Accessed 7 Jan. 2019].

Pew Research Center’s Religion & Public Life Project. (2019). Muslim educational attainment

around the world. [online] Available at: http://www.pewforum.org/2016/12/13/muslim-educational-attainment/#gender-differences-remain-despite-substantial-gains-for-women-across-generations [Accessed 4 Jan. 2019].

UNESCO. 2018. [online] Available at: <https://en.unesco.org/sites/default/files/financing.

pdf> [Accessed 17 May 2020].

Wadud, A. (2006). Aishah’s Legacy: The Struggle for Women Rights within Islam in The New

Voices of Islam: Rethinking Politics and Modernity: a Reader. Berkeley: University of California Press, pp.201-204.

Watt, W. (1989). Islamic Fundamentalism and Modernity. London: Routledge, pp.114-117.

World Bank. n.d. World Bank. [online] Available at: <http://documents.worldbank.org/

curated/en/280721531831663216/pdf/124921-REVISED-AFGHANISTANPROMOTINGEDUCATIONPublication.pdf> [Accessed 17 May 2020].

Yousafzai, M. and Lam, C. (2013). I Am Malala. 1st ed. London: Orion Publishing Group. pp.95

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Souza, R. de. (2020). Quem tem medo do feminismo Islâmico, e por quê? Erguendo vozes através da educação. Malala, Revista Internacional De Estudos Sobre O Oriente Médio E Mundo Muçulmano, 8(11), 15-31. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2020.159598