Por uma ciência da imagem: Crítica de Processos de criação e psicanálise como pilares teóricos

Autores

  • Paula Martinelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p115-127

Palavras-chave:

Semiótica, Pragmatismo, Psicanálise, Processos de criação, Imagem

Resumo

O debate acadêmico sobre a imagem de arte deixa clara sua substância complexa. Este artigo pretende contribuir com as recentes discussões, utilizando-se das perspectivas teóricas encontradas na crítica de processos de criação e na psicanálise para, assim, tratar a imagem como fenômeno imerso em circunstâncias políticas e históricas; interface de troca entre sujeitos; movimento que se torna presença em diferentes épocas e contextos. Privilegia-se uma abordagem interdisciplinar que concilia conhecimento acadêmico e práticas artísticas, explorando as interações entre sujeitos como não-lineares, inferenciais, mnemônicas, imaginativas e geradoras de sentido. O presente trabalho sugere o aprofundamento de vínculos teóricos, destacando possíveis caminhos para uma epistemologia da imagem compatível com os procedimentos artísticos.

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Biografia do Autor

  • Paula Martinelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Possui bacharelado em Comunicação Social pela ECA-USP e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado e especialização em Teoria Psicanalítica. Os processos de criação nas artes constituem o principal interesse da produção acadêmica e orientam trabalhos que sugerem abordagem ampla e interdisciplinar sobre os percursos de criação e o estatuto da imagem de arte.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Por uma ciência da imagem: Crítica de Processos de criação e psicanálise como pilares teóricos . (2020). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 42, 115-127. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p115-127