A espiral poética e o tempo da criação em Rubiane Maia: notas em processo

Autores

  • Lindomberto Ferreira Alves Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p67-88

Palavras-chave:

Rubiane Maia, Tempo, Processos de criação, Arte contemporânea

Resumo

O artigo aborda o tempo da criação no âmbito dos processos criativos da artista multimídia Rubiane Maia. Parte-se da hipótese de que embora os deslocamentos e os desdobramentos atrelados à construção poética desta artista possam ser examinados segundo uma estrutura cronológica e linear, enquanto forma essa organização no espaço e no tempo não dá conta de expressar a complexidade e os dinamismos que agenciam o seu tempo da criação, confinando seus processos criativos a um tempo linear, distanciado e apartado do tempo à luz da multiplicidade. Assim, tendo como aporte teórico as noções de tempo como multiplicidade pura, de Michel Serres (1982), e de espiral do tempo, de Bruno Latour (1994) – bem como as considerações da própria artista sobre o tempo da criação que percorre seus processos artísticos entre os anos de 2006 e 2016 – situamos aqui, em perspectiva, a noção de espiral poética. Figura conceitual que, segundo nossas análises ao redor dos fluxos temporais dos primeiros dez anos de carreira de Rubiane, aproximaria-nos da temporalidade subjacente aos seus processos criativos, uma temporalidade em espiral – leitura que não só aguça nossa percepção à amplitude e à densidade das tramas poéticas que tecem o tempo da criação desta artista, como, também, insinua a singularidade dos modos com os quais ela agencia a tríade arte-vida-obra no turbilhão do fluxo temporal que agencia seus processos de criação.

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Biografia do Autor

  • Lindomberto Ferreira Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

    Artista-educador, pesquisador, crítico e curador independente. Mestrando em Teoria e História da Arte pelo PPGA-UFES (2018/20). Licenciando em Artes Visuais pela UNAR/SP (2020) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2013). É membro do grupo de pesquisa "Curadoria e Arte Contemporânea" e integra a equipe da "Plataforma de Curadoria" (DAV-UFES), plataforma virtual focada nos processos de criação em curadoria. Possui textos publicados em livros, catálogos e revistas especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Suas investigações privilegiam a análise dos processos de criação na arte contemporânea, de modo especial, no estudo de produções cujos processos criativos colocam arte, vida e obra no mesmo plano de contágio.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

A espiral poética e o tempo da criação em Rubiane Maia: notas em processo . (2020). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 42, 67-88. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p67-88