Sobre a Revista

Sobre

MATRIZes é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Lançada no segundo semestre de 2007, é destinada à publicação de estudos que tenham por objeto a comunicação em seus múltiplos aspectos e dimensões. Acolhe pesquisas teóricas e empíricas sobre fenômenos comunicacionais, meios de comunicação e mediações comunicativas nas interações sociais. Trata-se de uma publicação aberta às reflexões sobre tecnologias, culturas e linguagens midiáticas em suas implicações sociopolíticas e cognitivas. MATRIZes incentiva o horizonte transdisciplinar do pensamento comunicacional e objetiva redimensionar conhecimentos e práticas que contribuam para definir, mapear e explorar os novos cenários comunicacionais da contemporaneidade. No limite, MATRIZes busca ser um espaço privilegiado de debates das diferentes perspectivas do campo da Comunicação.

Foco e Escopo

MATRIZes é um periódico destinado à publicação da produção científica cujo objeto de estudo é a comunicação. Acolhe trabalhos teóricos, experiências de análise e formulações conceituais sobre processos comunicativos, meios, mediações e emergências das interações na sociedade contemporânea de informação generalizada. Objetiva publicar trabalhos maduros, inovadores, que busquem ampliar o estado da arte das temáticas estudadas e que, por isso, possam ter impacto no campo de conhecimento. MATRIZes aceita submissões em português, francês, espanhol e inglês. Os originais submetidos devem ser enviados em Word, tipo 12, Times New Roman e espaçamento 1,5, respeitando as normas de publicação da APA, e conter: título, resumo e palavras-chave (4 a 6), em português e inglês. Dados de identificação dos autores devem estar no sistema da revista, mas não no manuscrito.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc, no modelo de revisão por pares duplo-cega.

Encargos e custos de submissão de artigos

Não há cobrança de valores e de nenhuma taxa para o autor tanto para a submissão de artigos quanto para a avaliação e publicação dos textos.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Qualis

A revista é classificada como A2 na área Comunicação e Informação da Capes, na avaliação 2013-2016.

Taxa de rejeição

Em 2019, foram submetidos 98 artigos e publicados 34 (sendo 28 de autores brasileiros e 6 de estrangeiros), com uma endogenia (autores da USP) de apenas 12% (4 artigos).

Política de ética e plagiarismo

MATRIZes possui um firme compromisso com a integridade acadêmica. Nesse sentido, os editores buscam desenvolver um relacionamento íntegro com autores, avaliadores e demais envolvidos na publicação. A Revista está disposta a receber críticas e sugestões para o aperfeiçoamento de seus processos editoriais. Adota e recomenda os seguintes compromissos e práticas para cada um dos seus principais agentes:

Autores:

  • Os autores são responsáveis pelos trabalhos que escreveram, devendo zelar pelo respeito aos padrões éticos da pesquisa científica (inexistência de plágios, créditos devidamente informados, etc.), bem como aos princípios éticos do campo de conhecimento a que o estudo se reporta.
  • Todos os pesquisadores que deram contribuição significativa a determinado manuscrito devem ser creditados como autores, adotando-se hierarquização de autoria por ordem de contribuição.
  • Caso algum aspecto do trabalho possa provocar questionamentos quanto a potenciais conflitos de interesse, o autor deve declarar, em nota final, que não foram omitidas quaisquer ligações a órgãos de financiamento, bem como a instituições comerciais ou políticas. Do mesmo modo, deve-se mencionar a instituição à qual o autor eventualmente esteja vinculado ou que tenha colaborado na execução do estudo, evidenciando não haver quaisquer conflitos de interesse com o resultado ora apresentado.
  • Se a pesquisa cujo manuscrito é submetido a MATRIZes envolver algum tipo de experimentação com seres humanos, o autor deve informar que o trabalho obedece aos procedimentos éticos para a pesquisa científica deste tipo.
  • Quando um autor perceber algum erro ou inexatidão em trabalho que tenha publicado em MATRIZes deverá comunicar os editores para que as correções pertinentes sejam inseridas e assinaladas no artigo publicado.

Avaliadores:

  • Os avaliadores devem informar os editores a respeito de qualquer tipo de desvio ético (plágio, trabalho já submetido a outra publicação, etc.) que percebam em trabalho avaliado.
  • Os trabalhos devem ser avaliados somente a partir de critérios relacionados com a qualidade científica do original (originalidade, relevância, contribuição ao campo de estudos, etc.), buscando expressar de maneira clara, respeitosa e argumentada as razões pelas quais recomendam a aprovação ou rejeição.
  • Quaisquer motivos que impeçam a avaliação objetiva de um manuscrito por parte do avaliador devem ser comunicados aos editores, que cancelarão o pedido de revisão, sem qualquer tipo de prejuízo ao avaliador.
  • A impossibilidade de cumprir prazos ou realizar a avaliação deve ser comunicada aos editores, que tomarão medidas para preservar o fluxo de avaliação do trabalho.

Editores:

  • As submissões são avaliadas por software antiplágio antes de passarem pelo processo de avaliação por pares. Casos de plágio ou autoplágio farão com que original não seja aceito pela Revista.
  • Suspeitas de que os trabalhos submetidos a MATRIZes realizam quaisquer tipos de más condutas científicas, como as descritas no Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP (fabricação e falsificação de dados, plágio, etc.), darão ensejo à busca de esclarecimento e eventual cancelamento da submissão.
  • Os revisores são escolhidos a partir de sua especialidade e conhecimento na área do trabalho submetido, buscando evitar qualquer tipo de conflito de interesse ou discriminação que possa prejudicar a avaliação com base em critérios exclusivamente de mérito científico.
  • A Revista preserva o anonimato e a confidencialidade dos autores das submissões e de seus avaliadores, a fim de preservar a integridade do processo de avaliação.
  • Uma vez que o manuscrito é aceito para avaliação, a Revista busca garantir o melhor fluxo editorial possível, sem qualquer tipo de discriminação, estando disposta a oferecer esclarecimentos aos autores sobre o estado da submissão.
  • Caso algum trabalho publicado receba denúncia de desvio ético ou imprecisão, o Comitê Editorial da Revista realizará investigação, com consulta ao autor. Sendo observada a veracidade da denúncia, a Revista adotará medidas que podem ir da correção à exclusão do trabalho.

Fontes de Apoio