Revendo bipartidarismos no contexto da teoria clássica do cinema: formalismo e realismo, identificação e essencialismo

  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Cinema

Abstract

O objetivo deste artigo é investigar aspectos da teoria clássica do cinema, com especial atenção aos primórdios do pensamento cinematográfico, visando ao esclarecimento de algumas controvérsias e o aprofundamento de determinados debates, os quais, ainda hoje, não parecem totalmente superados. Portanto, dois aspectos serão investigados: a oscilação entre aproximação e afastamento do cinema com relação às demais manifestações artísticas e a abordagem bipartidária da história da teoria do cinema, organizada em torno de dois eixos fundamentais, o formalista e o realista

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alfredo Suppia, Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Cinema
Professor de cinema do Departamento de Cinema (Decine) e do Programa de Pós-graduação em Multimeios (PPGMM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Published
2015-12-07
How to Cite
Suppia, A. (2015). Revendo bipartidarismos no contexto da teoria clássica do cinema: formalismo e realismo, identificação e essencialismo. MATRIZes, 9(2), 199-221. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i2p199-221
Section
Em Pauta/Agenda